Ultima atualização 10 de junho

O processo de formação das autorreguladoras

Por Joster S. Alves*

Uma das consequências mais negativas no processo de formação das autorreguladoras, com certeza, foi a desqualificação, pela Susep, de todos e quaisquer movimentos autônomos de corretores de seguros empenhados na busca democrática de participação na sua construção.

Apesar de diversos interesses políticos conflitantes, a Fenacor reivindica exclusividade e recebe da Susep a liberação para a formação das autorreguladoras, ultrapassando os limites de sua representatividade e detendo a concentração absoluta do comando sobre nossa categoria.

As discussões sobre o estatuto e a escolha dos futuros dirigentes da autorreguladora, restrita a um pequeno e seleto grupo, deixam este processo obscuro, sem transparência, e de difícil digestão para os corretores de seguros.

Em reunião no ClubedosCorretores de Segurosde São Paulo (CCS-SP) realizada nesta terça-feira (04/06), o presidente do Sincor-SP, Mário Sérgio deAlmeida Santos,não informou se haverá uma consulta ao associados para definir os nomes que serão indicados.

Mesmo assim, para viabilizar economicamente a criação das autorreguladoras, os dirigentes se empenham em consolidar a obrigatoriedade de adesão doscorretores de seguros, já que somos nós que teremos que, compulsoriamente, contribuir para sustentar a criação dessa nova entidade e seus “representantes”.

Ainda temos tempo e sabemos que oscorretores de segurospossuem capacidade e conhecimento para reivindicar sua participação direta na criação das autorreguladoras, e não apenas para pagar sua conta. Quando o poder visa realmenteo bem eo interesse público, adota uma linguagem clara, sóbria e, antes de mais nada, democrática, pronta para acolher todas as sugestões e a participação dos envolvidos.

Nesse sentido, é preciso assegurar a independência das autorreguladoras frente a entidades como a Fenacor e os Sincor’s, como uma fórmula efetiva à separação total de poderes. Caso contrário, mesmo querendo e defendendo a criação das autorreguladoras, não contem comigo. Nem que tenha que apelar para o Ministério Público, Defensoria Pública ou Judiciário.

* Joster S. Alves é corretor de seguros

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO