A Yasuda e a Marítima, subsidiárias do Grupo Sompo Japan Insurance, lançam hoje (17/06) no Brasil o aplicativo Safety Sight, gratuito para celulares Android (a partir da versão 4.0) e iOS (a partir da versão 5.0). O objetivo do aplicativo é ajudar os condutores de veículos a evitar acidentes no trânsito. 

O Safety Sight está disponível para qualquer pessoa, segurados ou não das companhias seguradoras por meio de seus respectivos websites (www.yasuda.com.br e www.maritima.com.br).

Com o smartphone fixado no painel do carro em um suporte apropriado, o Safety Sight faz o monitoramento, através da câmera do aparelho, do que está acontecendo em frente ao carro e emite um alerta de aproximação e velocidade de veículos na direção frontal sempre que necessário. Em outras palavras, pelas imagens frontais e informações de localização durante a condução, o smartphone interpreta a distância e velocidade entre os veículos e comunica, por meio de sons e vozes, a aproximação dos veículos. Com isso, ele chama a atenção do motorista sempre que necessário com relação à distância entre o seu veículo e os outros veículos, auxiliando-o a evitar acidentes no trânsito.

“O Safety Sight diferencia carros de outros objetos na cena e determina a distância do veículo do usuário. Se o motorista estiver rápido demais em relação ao veículo da frente, o aplicativo emite um som para que o motorista reduza a velocidade”, afirma o diretor vice-presidente da Yasuda Seguros, Luiz Macoto Sakamoto. “O aplicativo ainda oferece outras funcionalidades ao motorista, como a exibição do percurso e locais de manobras bruscas no mapa, gravação automática do cenário em caso de acidente, acesso aos contatos emergenciais em situações de acidentes ou falhas além do próprio aviso sonoro para a condução segura”, completa o executivo.

“Podemos nos valer de uma experiência que já colabora com a qualidade e segurança no trânsito no exterior, e agora está disponível a qualquer usuário de smartphone no país.O Brasil estáentre os cinco países com o maior número de usuários desse tipo de aparelho. Dessa forma, o Safety Sight é uma contribuição para que possamos alcançar mais harmonia e segurança no trânsito”, considera MarioJorge Pereira,diretor executivo da Marítima Seguros.

O Safety Sight também faz a gravação da condução assim que detecta impacto devido à frenagem brusca ou colisão. A gravação é efetuada nos 10 segundos (máximo) anteriores e posteriores ao evento. Além disso, ele permite que sejam efetuadas gravações manuais, exibe o histórico do percurso e os locais de manobras bruscas no mapa, mostra as rotas e velocidades do percurso, pontos de frenagens e acelerações ou trechos com distância insuficiente entre veículos. Tudo é armazenado e exibido no mapa.

O aplicativo ainda possibilita acesso aos contatos emergenciais em situações de acidentes ou falhas. Os números da Polícia e do SAMU ficam registrados para uma ligação de forma imediata via smartphone.

Como observações, para a utilização do aplicativo, é necessário fixar o smartphone sobre o painel do veículo, por um suporte de fixação que pode ser encontrado em lojas especializadas, semelhante ao de aparelhos GPS. É importante fixá-lo firmemente em um local que não prejudique o funcionamento de airbags e nem a condução em si. O smartphone deve ser sempre utilizado de acordo com as recomendações de operação do fabricante. O Safety Sight é destinado ao apoio à condução segura. Para mais detalhes sobre a sua utilização, é recomendável o acesso às telas de instruções do aplicativo.

J.N.

Revista Apólice

Deixe uma resposta