Ultima atualização 17 de junho

Novo aplicativo auxilia motoristas a ter mais segurança no trânsito

O Safety Sight está disponível para qualquer pessoa, segurados ou não, por meio dos websites das seguradoras

A Yasuda e a Marítima, subsidiárias do Grupo Sompo Japan Insurance, lançam hoje (17/06) no Brasil o aplicativo Safety Sight, gratuito para celulares Android (a partir da versão 4.0) e iOS (a partir da versão 5.0). O objetivo do aplicativo é ajudar os condutores de veículos a evitar acidentes no trânsito. 

O Safety Sight está disponível para qualquer pessoa, segurados ou não das companhias seguradoras por meio de seus respectivos websites (www.yasuda.com.br e www.maritima.com.br).

Com o smartphone fixado no painel do carro em um suporte apropriado, o Safety Sight faz o monitoramento, através da câmera do aparelho, do que está acontecendo em frente ao carro e emite um alerta de aproximação e velocidade de veículos na direção frontal sempre que necessário. Em outras palavras, pelas imagens frontais e informações de localização durante a condução, o smartphone interpreta a distância e velocidade entre os veículos e comunica, por meio de sons e vozes, a aproximação dos veículos. Com isso, ele chama a atenção do motorista sempre que necessário com relação à distância entre o seu veículo e os outros veículos, auxiliando-o a evitar acidentes no trânsito.

“O Safety Sight diferencia carros de outros objetos na cena e determina a distância do veículo do usuário. Se o motorista estiver rápido demais em relação ao veículo da frente, o aplicativo emite um som para que o motorista reduza a velocidade”, afirma o diretor vice-presidente da Yasuda Seguros, Luiz Macoto Sakamoto. “O aplicativo ainda oferece outras funcionalidades ao motorista, como a exibição do percurso e locais de manobras bruscas no mapa, gravação automática do cenário em caso de acidente, acesso aos contatos emergenciais em situações de acidentes ou falhas além do próprio aviso sonoro para a condução segura”, completa o executivo.

“Podemos nos valer de uma experiência que já colabora com a qualidade e segurança no trânsito no exterior, e agora está disponível a qualquer usuário de smartphone no país.O Brasil estáentre os cinco países com o maior número de usuários desse tipo de aparelho. Dessa forma, o Safety Sight é uma contribuição para que possamos alcançar mais harmonia e segurança no trânsito”, considera MarioJorge Pereira,diretor executivo da Marítima Seguros.

O Safety Sight também faz a gravação da condução assim que detecta impacto devido à frenagem brusca ou colisão. A gravação é efetuada nos 10 segundos (máximo) anteriores e posteriores ao evento. Além disso, ele permite que sejam efetuadas gravações manuais, exibe o histórico do percurso e os locais de manobras bruscas no mapa, mostra as rotas e velocidades do percurso, pontos de frenagens e acelerações ou trechos com distância insuficiente entre veículos. Tudo é armazenado e exibido no mapa.

O aplicativo ainda possibilita acesso aos contatos emergenciais em situações de acidentes ou falhas. Os números da Polícia e do SAMU ficam registrados para uma ligação de forma imediata via smartphone.

Como observações, para a utilização do aplicativo, é necessário fixar o smartphone sobre o painel do veículo, por um suporte de fixação que pode ser encontrado em lojas especializadas, semelhante ao de aparelhos GPS. É importante fixá-lo firmemente em um local que não prejudique o funcionamento de airbags e nem a condução em si. O smartphone deve ser sempre utilizado de acordo com as recomendações de operação do fabricante. O Safety Sight é destinado ao apoio à condução segura. Para mais detalhes sobre a sua utilização, é recomendável o acesso às telas de instruções do aplicativo.

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO