O papel do corretor de seguros é muito complexo. Mais do que uma interface entre apólices e clientes, o corretor é quem avalia os possíveis riscos envolvidos na transação. Além disso, em um ambiente em que a oferta e a competitividade estão cada vez maiores, as chances de equívocos, e, consequentemente, as probabilidades do profissional ter que responder por seus atos também aumentaram.
A AIG oferece seguro de responsabilidade civil para corretores. Ao finalizar uma negociação, o profissional de seguros é obrigado, independente se questionado ou não, a esclarecer ao segurado todos os benefícios e riscos da cobertura contratada. Além disso, de acordo com o artigo 723 do Código Civil, o corretor deverá informar ao contratante sobre as alterações de valores e outros fatores que possam influir nos resultados da incumbência.
O seguro de RC Profissional da AIG pode ser contratado tanto para pessoas físicas ou jurídicas. “O objetivo principal dessa apólice é cobrir as falhas na prestação de serviços que causem prejuízo financeiro a um terceiro. Assim, o profissional pode trabalhar com mais tranquilidade e segurança, pois sabe que tem um seguro que o apoiará”, afirma Flávio Sá, coordenador de Produtos Financeiros da AIG Brasil.
Entre os erros mais comuns cometidos pelos corretores estão as vendas de coberturas inadequadas aos riscos, erros durante a renovação ou cancelamento da apólice e a perda de documentos. “Além da cobertura para os prejuízos financeiros causados a terceiros em decorrência de falha profissional (negligência, imperícia ou imprudência), a apólice AIG cobre os custos com a defesa – honorários advocatícios e custas judiciais – danos morais e também o extravio, roubo ou furto de documentos dos clientes”, ressalta Flávio.
Os preços da para pessoa física variam entre R$ 300,00 e R$ 400,00. Já para pessoa jurídica, o valor varia de acordo com o faturamento anual e ramo de atuação do corretor. 

A.C.
Revista Apólice

Deixe uma resposta