Ultima atualização 28 de maio

Subsídio do governo ao seguro rural pode chegar a R$ 800 milhões

Para executivo da Austral Re, aumento no aporte é positivo, mas ainda é preciso investir em política de renda com crédito, seguro e resseguro

O Plano Safra 2013/2014, que contempla o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), deve ser anunciado no próximo dia 4 de junho. O PSR oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção por meio de auxílio financeiro que reduz os custos de contratação do seguro.

O montante sugerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o prêmio do seguro rural chega a R$ 800 milhões. O valor, embora seja o dobro do reservado para este ano, ainda não alcança o volume necessário para o desenvolvimento efetivo do agronegócio e o seguro rural no Brasil.

Segundo o Mapa, a área segurada no país em 2012 era de 5,2 milhões de hectares, o que representa cerca de 10% da área plantada segurada.O Brasil amargauma posição bem inferior a da vizinha Argentina, onde o percentual chega a 50%, e dos Estados Unidos, com 86%.

A Austral Re é umas das resseguradas que atua no segmento rural, com uma fatia de cerca de 10% desse mercado. Bruno Valentim, Head de Agronegócios da companhia, avalia que o aumento no aporte do subsídio é mais um passo na direção correta, mas ainda é preciso investir em uma estratégia nacional, com política de renda com crédito, seguro e resseguro. “São necessárias políticas de longo prazo para subsídio do prêmio do seguro rural”, analisa.

Além disso, acrescenta Valentim, os percentuais de subvenção devem considerar os riscos e impacto das culturas nas regiões. “Com o aumento da subvenção em regiões com maiores riscos seria possível ampliar e diversificar os agricultores atendidos. Hoje o programa atende a um grupo muito específico”, explica.

Outra bandeira levantada pelo setor de seguro rural é o investimento em pesquisas. Os Estados Unidos, por exemplo, possuem um órgão oficial de pesquisa dedicado exclusivamente ao seguro. Segundo o especialista em agronegócios da Austral Re, é preciso gerar estatísticas e banco de dados que considerem a diversidade nacional. “Isso é importante para a estruturação de produtos inteligentes e sofisticados, que atendam as características dos mais diversos tipos de culturas”, completa Valentim.

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO