Ultima atualização 22 de maio

Serviços que acompanham o seguro automóvel vão além do básico

Seguradoras apostam em assistências com mais detalhes e atrativos para se diferenciar aos olhos do consumidor

O mercado de seguros segue em expansão. A população vem conhecendo mais os diferentes tipos de produ­tos. Empresas ganham maior destaque e aumentam a competitividade. Isso é marcado, principalmente, pela carteira de automóvel, que continua a ser o ponto forte de grande parte das seguradoras.

O constante incentivo que o mercado automobilístico brasileiro recebeu com a redução do IPI em 2012, assegurou o aquecimento do setor e trouxe aumento de financiamentos de automóveis. O valor destinado a esses financiamentos alcançou a marca de R$ 201,6 bilhões em 2012, segundo dados da Anef (Asso­ciação Nacional da Empresas Financeiras das Montadoras).

A aquisição desses veículos conversa diretamente com o mercado segurador, não apenas pelas proteções com as quais o cliente já está acostumado, mas prin­cipalmente pelos serviços e assistências que começam a ser oferecidos com cada vez mais detalhes e atrativos.

As carteiras vêm sendo recheadas de opções que unem a necessidade de ter um seguro com comodidades e novidades que atraem os consumidores. A carteira de automóvel não está apenas focada no veículo, mas vem acoplada com benefí­cios para residência, despesas pessoais, revisões, além de, em muitos casos, ter alvo em faixas etárias específicas.

Mesmo sem ter um sinistro, as pes­soas constantemente necessitam de assis­tência e reparos, como uma revisão, para ter mais segurança na hora da viagem em família, por exemplo.

As assistências são grandes aliadas das seguradoras para fornecer experiên­cias positivas para o segurado. Serviços como troca de vidros, reparo de freios, troca de óleo, alinhamento, faróis, entre outros, são feitos em diversas oficinas, facilitando o acesso do cliente. São redes credenciadas que fornecem a segurança necessária para que todos os reparos se­jam feitos de acordo com a necessidade do segurado.

O crescimento do ramo em 2012, segundo dados divulgados pelo Sincor SP,  DPVAT, foi de 16%, o que demonstra força e dá indícios de que, embora já muito explorada, a carteira tem espaço para expansão.

Investimento das seguradoras

Exemplos de inovação não faltam entre as empresas do mercado. Elas buscam cada vez mais pensar menos no preço e focar seus projetos de dife­renciação com produtos. É longa a lista de exemplos que podem ser dados. A diferenciação vai desde serviços especia­lizados em uma determinada faixa etária ou em um estilo de vida, até assistências feitas para casa.

O “Motorista Amigo”, da SulAmé­rica, disponibiliza um motorista profis­sional para auxiliar o segurado em caso de impossibilidade de dirigir. Com o aumento do rigor da lei seca esse é um produto que vem sendo muito procurado dentro da empresa.

A seguradora disponibiliza ainda a cobertura em caso de furto do estepe, uma ocorrência muito comumem grandes centros. Qualquersegurado, independen­temente do tipo de veículo, pode optar por essa cobertura. É um serviço raro, que só existe no Brasil justamente por ser uma demanda do mercado nacional, muitos clientes perguntavam pela cobertura de estepe, era uma necessidade que eles sentiam. Por isso, observamos, obtivemos os números e conversamoscom clientes e corretorespara poder oferecer esse novo produto”, conta Eduardo Dal Ri, diretor de Auto da SulAmérica.

A Marítima Seguros tem como pro­duto forte a Assistência Executiva, que tem coberturas como utilização ilimitada de guincho, indicação de despachantes, carro reserva em viagens, entre outros atrativos. A companhia olha para a re­alidade financeira do cliente, fazendo a diferenciação entre dois planos, um mais básico e acessível e outro mais completo, com valor maior.

“Hoje as companhias conseguem se diferenciar e se colocar no mercado com maior facilidade. Tem clientes que procu­ram apenas o preço. Entendemos que ele precisa de um preço menor. Mas também tem o cliente que quer mais serviços. Um preço mais justo é o grande motor do mercado de seguros brasileiro”, explicaAdilson RaulSilva, superintendente de Automóvel da Marítima Seguros.

Investindo em opções fixas e sa­zonais, a seguradora Tokio Marine vai traçando metas para agradar seu público. Investimentos em promoções têm espaço na carteira de automóveis da empresa, assim como a flexibilidade com os preços na contratação.

Além das assistências básicas, a Tokio Marine desenvolveu uma cobertura especializada em para-choques. A inicia­tiva está disponível inicialmente apenas para Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas há planos de um lançamento nacional no segundo semestre de 2013.

Marcelo Goldman, diretor de Mas­sificados da Tokio Marine, ressalta que possui serviços diferenciados, mas o básico também tem bom desempenho: “o seguro de automóveis é muito complexo. Trabalhamos com assistência 24 horas e serviços de vidros. Se uma pessoa tem problemas com o carro, a seguradora vai lá e dá um guincho ou hospedagem”. O executivo ressalta ainda a importância do atendimento, “bom serviço é essencial, se ele não acontecer dificilmente o cliente vai querer renovar, nem o corretor vai querer trabalhar”, afirma.

Confira a reportagem completa na edição de maio (174).

Amanda Cruz /Revista Apólice

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