Ultima atualização 16 de maio

Presidente da FenSeg destaca desafios e propostas do setor em almoço com corretores

Paulo Marracini foi o convidado do mês em evento promovido nesta terça-feira (14/05) pelo Clube dos Corretores de Seguros de SP

O presidente da FenSeg, Paulo Marracini, foi convidado pelo Clube dos  Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) para o almoço mensal da entidade, realizado nesta terça-feira, 14 de maio, no Circolo Italiano. Marracini comanda a FenSeg desde fevereiro (gestão 2013-2016) e veio pela primeira vez ao CCS-SP apresentar ações para a evolução do setor, incluindo a contribuição do corretor. O mentor do CCS-SP, Alexandre Camillo, declarou apoio dos corretores ao trabalho da Federação. “Certamente podemos contribuir com os desafios que Paulo tem à frente da FenSeg”, disse.

O evento contou com a participação de aproximadamente 200 corretores de seguros, e foi prestigiado por presidentes e executivos das principais seguradoras do País

Marracini apresentou os números do setor, desafios e propostas para crescer. “Há potencial para aumentarmos os números. A massificação amplia a proteção dos seguros para uma parcela maior da população e cria um círculo virtuoso: mais segurados/ menor incerteza/ menor preço. Para crescer o mercado é preciso aprimoramento dos produtos atuais e busca de novos nichos, investimento em tecnologia para redução dos custos. Além disso, as propostas de seguro popular e microsseguro devem contribuir bastante”, disse.

Ele cfirmou que a FenSeg tem se dedicado a desafios como o combate à fraude, a redução da sinistralidade e melhor relacionamento entre as partes do setor. “O relacionamento entre seguradoras, corretores e clientes pode melhorar com a simplificação dos contratos e termos técnicos, divulgação de guias de boas práticas, e utilização de meios remotos: internet, telefonia, segurança da informação. Não se pode deixar de lado a comunicação com a sociedade e o investimento na divulgação da cultura do seguro”.

Abordou em detalhes as principais ações da FenSeg. No mercado de automóvel, líder do setor, com 14,5 milhões de veículos segurados (cerca de 1/3 da frota), a FenSeg está investindo em redução da fraude e da sinistralidade, projeto Pátio Legal (hoje existente no Rio e em BH), combate à concorrência desleal das cooperativas, recuperação de veículos roubados circulando na Bolívia e p Seguro Popular para veículos de três anos ou mais. Neste último, o trabalho é direcionado à redução dos custos e massificação com a criação de desmanches legais e reaproveitamento de peças certificadas, indo ao encontro da sustentabilidade, assim como na Argentina, Europa e Japão.

No segmento residencial ainda há muito o que fazer e crescer, já que apenas 10% das residências brasileiras são seguradas. A FenSeg investe em simplificação das rotinas e desenvolvimento de um guia de melhores práticas.

Em seguros de riscos patrimoniais, a avaliação do risco é feita em colaboração entre seguradoras, resseguradoras, corretores de seguros, gerentes de risco, inspetores de risco e de sinistros. “É essencial para essa avaliação a observação do cumprimento das leis e normas de segurança contra incêndio. A participação da FenSeg no grupo de trabalho criado pela SENASP (Secretaria Nacional da Segurança Pública) visa instituir um Código Nacional de Segurança contra Incêndio, cujo principal objetivo é  prevenir que ocorram acidentes, orientando o segurado sobre as medidas de proteção a serem adotadas”.

Em garantia e riscos de engenharia, o mercado brasileiro tem condições técnicas e financeiras de proporcionar cobertura das obras ligadas aos eventos de 2014 e 2016 e a FenSeg pleiteia um aumento no limite de cobertura para garantias.

A FenSeg também aposta que tecnologia e sistemas de informação garante redução de custos para promover o desenvolvimento do mercado de seguros, redesenhando os processos para eliminar a burocracia, as informações desnecessárias e o retrabalho. Marracini destacou digitalização dos documentos das seguradoras; integração dos bancos de dados de aceitação de riscos e de gestão dos sinistros; desenvolvimento de sistemas colaborativos integrando seguradoras, corretoras e Susep; e a certificação digital como instrumento para validar as informações transmitidas.

Segundo Paulo Marracini, o corretor de seguros é o representante do segurado junto ao segurador e agrega valor com seu trabalho de avaliar os riscos, definir o programa de seguros, negociar com as seguradoras, administrar as apólices,gerenciar os sinistros, gerenciar os riscos. “Segurados e seguradores têm informações assimétricas sobre os produtos e serviços negociados, o trabalho explicativo do corretor reduz o grau de incerteza do segurado e isso proporciona relacionamentos de longo prazo. O corretor é o árbitro entre preço e garantia de solvência”. Para Marracini, se o mercado entrar na briga que considera somente o preço, irá banalizar o seguro.

Marracini defende que o corretor de seguros deve investir em educação. “Essa é a prioridade número um para o desenvolvimento de qualquer sociedade”, disse, e destacou o papel da Escola Nacional de Seguros na formação de corretores de seguros e reciclagem profissional. “Em todas as turmas do Curso Superior e dos MBA especializados em Seguros vemos a participação expressiva de corretores de seguros, geralmente representam a metade ou maioria dos alunos, isso é muito bom”. A FenSeg apoia os projetos de educação financeira para levar a todos os cidadãos a cultura do seguro como proteção do patrimônio e da família. “O corretor é o elo com a sociedade e a transmissão dessa cultura”, finalizou.

J.N.

Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO