24/05/2022

Novo seguro da XL para grandes empresas cumpre lei islâmica

O XL Group começa a oferecer, a grandes corporações e empresas, coberturas de seguros que estejam em conformidade com a Sharia (lei islâmica). A princípio, o foco será em seguro de danos materiais, com capacidade máxima de até 300 milhões de dólares. Este produto estará disponível em todos os mercados do mundo, exceto EUA e Canadá. Após um acordo com a Cobalt, agência de subscrição criada especificamente para fornecer produtos de seguros e resseguros para empresas que atendem a Sharia, o XL Group criou uma equipe de subscritores focada nessas coberturas específicas.

“Estamos muito satisfeitos por ser a primeira seguradora global a oferecer, desde Londres, coberturas de seguros em conformidade com a Sharia para grandes corporações e empresas, através da Cobalt. Este é um mercado em crescimento ainda inexplorado, e esperamos contribuir para o seu desenvolvimento, bem como analisar a possibilidade de oferecer outros produtos”, disse Jason Harris, presidente-executivo daunidade de segurosinternacional P&C do XL Group.

Richard Bishop, diretor executivo do Cobalt Underwriting comentou que esta iniciativa mudará o mercado. “Especialmente porque eles demonstraram contar com todos os elementos necessários para satisfazer as necessidades de nossos clientes ao redor do mundo”.

Há um mercado potencial significativo. Em 2011, estimou-se que o total de ativos financeiros islâmicos mundialmente ultrapassariam os 1.631 trilhão de dólares. A indústria islâmica de serviços financeiros está avaliada em 1.357 trilhão de dólares e continua a desafiar a estagnação econômica global. Somente em 2011, aclasse de ativos Sukuk (bond islâmico) cresceu 77%, alcançando 85 bilhões de dólares e a taxa de crescimento do setor bancário islâmico foi estimada em 16,4% para o mesmo ano.

J.N.

Revista Apólice