Ultima atualização 13 de maio

Exportação triangular com seguro

Por Aparecido Mendes Rocha*

No comércio exterior, a exportação triangular é definida pelas operações em que envolve o comércio organizado entre empresas de três países. Neste tipo de exportação, o  adquirente determina que a mercadoria seja entregue diretamente para outra empresa, em outro país diferente do seu.

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) é o órgão em âmbito nacional que concilia os interesses das Secretarias de Estado de Fazenda das diversas unidades da federação. O Confaz possui convênio para regulamentar a emissão dos documentos fiscais necessários para as operações em que as mercadorias precisam ser entregues em país diferente daquele em que se encontra o adquirente.

Para a realização de uma operação triangular, além dos documentos normais exigidos na exportação tradicional, o exportador precisa emitir a fatura comercial e o packing list em nome do importador com os dados do destinatário da mercadoria em outro país. O conhecimento de embarque deve ser preenchido conforme instruções do adquirente, podendo constar como importador aquele que está importando e pagando a mercadoria, e como notify, aquele que receberá o bem.

Para o transporte internacional aéreo e marítimo, é necessário apenas uma nota fiscal, em nome do importador, indicando que a mercadoria será entregue em um terceiro país, por conta e ordem do importador. Para o transporte terrestre, é preciso a emissão de duas notas fiscais, uma em nome do adquirente situado no exterior, e outra nota fiscal de saída de remessa de exportação em nome do destinatário, situado em país diferente.

As exportações destinadas a países que não possuem portos exigem que as mercadorias sejam desembarcadas em portos de países vizinhos dos compradores. Este modelo de exportação não configura triangulação, é uma necessidade de logística, só será considerada triangular se houver um adquirente da mercadoria em outro país. Para exemplificar, a maioria dos produtos brasileiros comprados pela Áustria, país que não tem portos, chega normalmente pela Alemanha e pela Holanda, e o complemento da viagem é feito por meio rodoviário ou ferroviário. As operações desta natureza, com rota definida antes do embarque na origem são tratadas como exportação comum.

Para a contratação de seguro de transporte internacional para exportação triangular, a seguradora necessita do conhecimento de transporte e da fatura comercial emitida pelo exportador brasileiro constando o termo de Incoterms CIF ou CIP, os únicos com a obrigatoriedade de seguro. A garantia do seguro é baseada no valor da fatura comercial emitida pelo exportador brasileiro, e não por eventual invoice emitida pelo adquirente em outro país, que as vezes é superior ao valor pago ao exportador brasileiro.

Pela definição do Incoterms, a cobertura básica do seguro é porto a porto ou aeroporto a aeroporto. Dessa forma, o exportador precisa ajustar com a seguradora se a cobertura de sua apólice será extensiva aos percursos iniciais e complementares à viagem internacional, tanto na exportação convencional como na com triangulação. Na eventualidade da ocorrência de sinistro coberto pelo seguro contratado, a indenização será ao adquirente, e não ao destinatário da mercadoria comprada.

O seguro de transporte internacional permite às empresas correrem riscos que levam à expansão de seu próprio negócio, portanto a recomendação é procurar vender CIF/CIP.

* Aparecido Mendes Rocha ([email protected]) é corretor de seguros especializado em seguros internacionais

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock