Ultima atualização 02 de maio

Escolas do Ceará recebem cursos de educação viária e ambiental

Ações desenvolvidas pela Fundación Mapfre visam preparar alunos e professores para trabalharem os temas trânsito e meio ambiente.

As escolas públicas das cidades de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, passarão a oferecer, a partir desta semana, cursos exclusivos que visam capacitar os professores e preparar os alunos em temas cada vez mais importantes para a sociedade, como educação ambiental e educação viária. Graças a uma parceria realizada entre a Fundación Mapfre e a Secretaria Estadual de Educação do Ceará, os educadores da rede estadual de ensino passarão por formação para trabalhar com os projetos Educação Viária é Vital e Educação Ambiental nas escolas dos municípios.
A iniciativa visa incentivar e contribuir com o aprendizado das crianças, proporcionando conhecimento e fortalecendo a importância das atividades socioambientais, além de trabalhar conceitos importantes com relação ao trânsito, como o respeito à sinalização, às normas de trânsito, e ainda, relaciona a segurança viária a temas como meio ambiente e inclusão social.
O programa Educação Viária é Vital ocorrerá nas cidades de Sobral e de Juazeiro e visa envolver os alunos em uma pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas das escolas, bem como levá-los a implementar melhorias nestas regiões, tornando a circulação mais justa, segura e eficiente.
A partir do tema “educação para o trânsito”, o programa procura incentivar a compreensão do tema pela ótica das relações humanas.  A iniciativa chama a atenção por ser uma ação educativa que só em 2012 envolveu mais de 650 professores em Estados como São Paulo, Paraná, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, dentre outros, beneficiando cerca de 58 mil alunos.
Já o programa Educação Ambiental nas Escolas, que envolverá os educadores de Fortaleza, é uma ação que busca estimular a formação de valores e atitudes de identificação, prevenção e solução de problemas ambientais com os alunos. Durante as capacitações dos professores, são abordados temas como o consumo de recursos naturais não renováveis, seus impactos sobre o planeta e alternativas de utilização sustentável. Em 2012 foram beneficiados 300 educadores, 13.000 alunos em 200 escolas de 30 municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
De acordo com a diretora da Delegação da Fundación Mapfre no Brasil, Fátima Lima, “é um privilégio para a instituição poder ampliar o raio de ação dos programas, beneficiando centenas de alunos e inserindo-os em um processo de mudança de hábitos e conceitos em prol da segurança viária e da preservação do planeta”.

Serviço – Educação Ambiental nas Escolas
FORTALEZA
Data: 30 de abril
Local: Centro de Convivência do Servidor
Endereço: Av. Gal. Afonso Albuquerque Lima, S/N – Cambeba, Fortaleza (CE)
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Número de professores: 200
Cidades/Escolas: Fortaleza – escolas estaduais de Fortaleza
Parceria: Secretaria Estadual de Educação do Ceará

HORIZONTE
Data: 07 de maio
Local: Centro de Convivência do Servidor
Endereço: Av. Gal. Afonso Albuquerque Lima, S/N – Cambeba, Fortaleza (CE)
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Número de professores: 100
Cidades/Escolas: Horizonte – escolas estaduais de Horizonte
Parceria: Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Serviço – Educação Viária é Vital
SOBRAL
Data: 02 e 03 de maio
Local: 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação
Endereço: Av. Dr. José Euclides Ferreira Gomes, s/nº – Bairro Colinas, Sobral (CE)
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Número de professores: 40

JUAZEIRO
Data: 09 e 10 de maio
Local: 19ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação
Rua Rui Barbosa, s/nº – Bairro Santa Tereza, Juazeiro do Norte (CE)
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Número de professores: 120

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO