Ultima atualização 29 de maio

Cesvi Brasil promove evento sobre oficinas automotivas

Representantes e profissionais do setor se reuniram com objetivo de debater e trocar experiências sobre a gestão das oficinas e o aprimoramento do setor.

O Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária – acaba de realizar a nona edição da série Centro de Referência Técnica Automotiva (Certa), que tem como objetivo estimular o debate e a disseminação de informações técnicas e de qualidade ao mercado automotivo.
O tema da vez foi Gestão nas Oficinas Automotivas e, na série de palestras oferecidas pelo evento, os participantes tiveram acesso ao panorama atual do setor, dicas referentes à gestão ambiental e da qualidade, discussões sobre a profissionalização do segmento e explanações do perfil do novo cliente do mercado reparador.
A pauta vem para complementar e dar sequência às discussões realizadas na sétima edição do Certa, que abordou o aumento da tecnologia embarcada nos automóveis e seus efeitos no setor de reparação automotiva.
De acordo com Almir Fernandes, diretor executivo do Cesvi, hoje o mercado apresenta recordes de emplacamento, portanto, existem mais carros nas ruas e mais automóveis para reparação. ‘Atender esta demanda exige uma estrutura maior, custos competitivos, enfim, uma gestão mais sofisticada. E esse é o objetivo desta edição do evento, trazer o tema para discussão junto ao mercado’.
Ainda segundo o executivo, “por este motivo, faz-se cada vez mais necessário o investimento em gestão e treinamento de pessoal, uma vez que a forte competitividade e exigência dos clientes não deixam mais espaço para a falta de profissionalização”, adverte.
Com base em seus trabalhos de consultoria e diagnóstico a empresa apurou que boa parte das oficinas reparadoras não possui ferramentas básicas ou a infraestrutura necessária para realizar suas atividades.
‘Vimos que cerca de 60% dos estabelecimentos não possuíam solda ponto ou mesa de alinhamento, por exemplo”, diz Emerson Feliciano, gerente de pesquisa e desenvolvimento do CESVI. E tem mais. “Aproximadamente 62% não possuem software de orçamentação e 70% dos chefes de oficina nunca passaram por treinamento’, revela Feliciano.
A falta de treinamento também fez parte do assunto tratado por Nilo Chisca, assessor técnico do IQA – Instituto de Qualidade Automotiva. Segundo ele, a falta de processos adequados ou de conhecimento impede que muitas oficinas não estejam em dia com a legislação ambiental.
“A responsabilidade ambiental é obrigação de todos, por isso iniciativas como esta podem colaborar para o aumento da consciência ambiental dos reparadores automotivos e para termos um futuro mais sustentável para nossos filhos e netos”, diz Chisca.
As atividades foram encerradas por Rosana Sá, diretora da Cyclos, que realizou uma apresentação sobre o novo cliente do mercado reparador. Ela discorreu sobre a importância do cliente, seus diferentes perfis e de como atendê-lo de forma correta e estrategicamente. “Embarcar humanização é tão importante quanto embarcar tecnologia”, finaliza.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock