Ultima atualização 20 de maio

Brasil estará entre os 10 maiores mercados de seguros do mundo em 2020

Segundo estudo da Munich Re, o crescimento de seguros e resseguros será mais forte em países emergentes

O mercado global de seguros vai crescer fortemente nos próximos anos. Os mercados da Índia e do Brasil, por exemplo, estarão entre os 10 primeiros no ranking de seguros primários. Em 2010, eles ocupavam a 14ª e a 15ª posições, respectivamente.

É o que indica um levantamento realizado pela Munich Re (Insurance Market Outlook 2013) e divulgado no dia 16 deste mês. As taxas de crescimento serão especialmente fortes nos países emergentes, como o Brasil. O crescimento do mercado de resseguros, no entanto, será mais lento do que na indústria de seguros primários.

“A recuperação econômica global está beneficiando também o setor de seguros. Esperamos que as economias dos países-chave industrializados melhorem no segundo semestre de 2013 e em 2014. Consequentemente, isso impulsionará a demanda por seguro”, disse Michael Menhart, economista-chefe da Munich Re.

De acordo com estimativas da Munich Re, até 2020, o mercado de seguros de property e casualty crescerá, como um todo, cerca de 50% em comparação com 2012, alcançando € 1,85 trilhão, e o mercado de seguro de vida crescerá aumentará em cerca de dois terços, passando a somar € 3,1 trilhões. O crescimento de seguros e resseguros será mais forte em países emergentes do que em países industrializados.

O levantamento ainda indica que o crescimento dos mercados maduros da América do Norte, Europa Ocidental e os países industrializados da Ásia e Pacífico permanecem com força dominante. Em termos do total de prêmios de seguros primários, sua participação cairá para 73% em 2020 – cerca de 10 pontos percentuais menor do que em2012. Aparticipação dos países emergentes na Ásia vai subir de 8% para 16%.

“Cerca de metade de todos os prêmios adicionais ganhos entre 2013 e 2020 virá dos EUA, China e Japão. Nesse sentido, os mercados saturados e os mercados emergentes representam ambos um grande potencial de crescimento em seguros e resseguros”, disse Menhart.

O estudo também estimou as taxas reais de crescimento para os próximos anos (descontada a inflação). A previsão de crescimento de prêmios para o mercado global de seguros primários deverá beirar os 3% em 2013 e pouco mais de 3,5% em 2014. Em 2012, o mercado cresceu cerca de 1%. A principal razão para o crescimento esperado é a recuperação prevista no ramo de seguros de vida.

No resseguro, o crescimento foi de 3,3% em 2012, em parte devido a aumentos seguidos das taxas de catástrofes naturais graves nos últimos anos. É provável um crescimento de cerca de 1% em 2013 e de 2,3% em 2014, e está previsto para ser maior em resseguro de vida do que em resseguro de property e casualty. Além disso, no curto prazo, os países emergentes detêm o maior potencial de crescimento para o setor de seguros. No segmento de property e casualty, o crescimento mais forte pode ser esperado na Ásia. No seguro de vida, a América Latina deverá apresentar as maiores taxas de crescimento em 2013 e 2014. O mercado europeu trilha atrás de todas as outras regiões em termos de crescimento em ambas as classes de negócio.

Jamille Niero / Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock