Ultima atualização 11 de abril

VGBL Saúde deve ser aprovado ainda neste semestre

Previsão foi feita pelo presidente da FenaPrevi, Osvaldo Nascimento, durante almoço realizado ontem (10/04), pelo CVG-SP

O VGBL Saúde (produto que tem como objetivo auxiliar os contribuintes a arcarem com parte das despesas dos planos de saúde na aposentadoria), deve ser aprovado para comercialização ainda no primeiro semestre deste ano, afirmou o atual presidente da FenaPrevi, Osvaldo Nascimento, durante almoço do CVG-SP. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 10 de abril, no Terraço Itália, em São Paulo.

A proposta do novo produto é isentar o pagamento do IR (Imposto de Renda) no resgate do montante aplicado. Segundo Nascimento, a proposta já foi apresentada à ANS, à Susep e ao Ministério da Fazenda. O formato do produto também permite que o consumidor escolha produtos de empresas diferentes. Por exemplo, o VGBL de uma e o seguro saúde de outra e, por meio de portabilidade, usar os recursos guardados no primeiro produto para arcar com os custos do segundo.

Um dos problemas queo Brasil enfrentahoje é o gasto público excessivo com a população acima de 65 anos, muito diferente do que ocorre nos países mais desenvolvidos e que têm a maior parte da população acima desta faixa etária. “O País encontra-se hoje no pico de jovens em condições de gerar produtividade para economia. Daqui para frente, tende a diminuir”, analisou Nascimento.

Segundo ele, é necessário que o governo fique atento para reformas constantes da previdência social, uma vez que haverá mais idosos no futuro e, portanto, o país cresceráem ritmo menor. Osetor de seguros, no entanto, também precisa ficar de olho para se adaptar às mudanças na população brasileira. “Precisamos de seguros com prêmios compatíveis a renda média da população”, disse.

Estimativas indicam que do nascimento até os 65 anos, o cidadão consumirá cerca de 15% de todos os gastos com saúde que terá ao longo da vida. Dos 65 em diante, consumirá os outros 85%. Com mais idosos fazendo parte da população, o regime público será cada vez mais precário no quesito saúde. Daí a importância da aprovação do VGBL Saúde, como uma forma de desonerar a saúde pública.

Osvaldo contou que a ideia do VGBL Saúde surgiu por volta de oito anos atrás, quando, na época, a indústria previdenciária tinha 3 bilhões de reais em reserva. Em 18 anos, esta reserva aumentou para 304 bilhões de reais. Porém, ressaltou o executivo, falta às pessoas a cultura de investir em longo prazo. “Nossa cultura é de curto prazo e não longo prazo. Essa é a dificuldade enfrentada pelo setor”, frisou.

Ensinar à população a importância de investir em longo prazo e que o seguro pode ser usado como instrumento de proteção social faz parte das atribuições do mercado segurador.

Jamille Niero/Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO