Ultima atualização 03 de abril

Uso de Navegadores – Uma análise crítica sobre sua utilidade e riscos de acidentes

*Eduardo Meirelles

Os navegadores estão se tornando um recurso de grande utilização. É inegável que podem auxiliar, e muito, o motorista em situações em que ele não tem o conhecimento da rota a seguir para um determinado destino, além de fornecer ao condutor mais segurança, demonstrando os alertas de velocidade permitida e a existências de radares.
Todos esses benefícios estimulam cada vez mais os condutores a adquirem o equipamento, porém, existem opiniões contraditórias com relação a sua funcionalidade. A proposta do sistema, sem dúvida, é de manter a segurança do condutor, e não evitar multas. Mas fazendo uma análise geral do sistema, conseguimos enxergar o navegador como um agente causador de acidentes.
A primeira causa é a mesma que proíbe o uso de celulares ao volante: Distração.
Freqüentemente o condutor, mesmo consciente e cuidadoso, desvia o olhar para a tela do navegador para ver o mapa. Esta ação é mais grave que falar ao celular, pois equivale à tentativa de ler um SMS. Outra atitude menos freqüente, mas com gravidade maior é a programação do destino com o veículo
em movimento. Estase assemelha ao ato de teclar em um celular para uma chamada ou envio de um SMS.
E quando se trata do uso de Smartphones para aplicações de navegação, esta semelhança fica mais evidente ainda. Não é o fato de o equipamento estar na mão do condutor ou preso no painel que muda significativamente os efeitos do desvio de atenção. O que deve ser proibido não é o uso de celular, mas sim a utilização de algum equipamento que tire a atenção do condutor.
A segunda causa já é alvo de estudos nos Estados Unidos e Europa: Excesso de Confiança no navegador
Este assunto já vem sendo estudado há mais de quatro anos. O Jornal Mirror, já em 2008, apresentava estatísticas alarmantes com relação ao navegador ser o causador de acidentes.  O referido jornal, sem citar a fonte da informação ou pesquisa, aponta para cerca de 300.000 acidentes por ano, causados pelas informações erradas transmitidas pelo navegador.
Os motoristas passam a confiar demais nas informações do navegador e deixam de observar a sinalização, placas de restrição e alertas colocados nas rodovias. Não é raro o navegador orientar o motorista a dobrar uma esquina em que a via mudou de mão.  Outro fato muito comum é o navegador confundir a pista em que esta o veículo e orientar o motorista a realizar uma manobra impossível tirando a atenção dele do trânsito. O comportamento de confiar e depender demasiadamente da tecnologia esta sendo herdado de outras atividades de menor risco, onde as pessoas passam a “delegar” às maquinas as decisões que eram, antes, tomadas por elas. Este tem sido um fato observado em toda a sociedade e que tende a se intensificar. Lembrar do aniversário de um amigo ou parente, passou a ser delegados às agendas, celulares, etc. A programação do tempo de aquecimento de um alimento em um micro-ondas é um exemplo simples de confiança na tecnologia. A falha desta, nesta situação poderia, no máximo, queimar o alimento.
Entretanto, quando a confiança demasiada na tecnologia esta relacionada a riscos de acidentes de trânsito, a não consideração da possibilidade de falha pode e leva a conseqüências muito graves.
A freqüência destas falhas já faz com que o uso do navegador esteja sendo contestado e, até mesmo, proibido.
A terceira causa é de certa forma, herança dos Vídeos Games: Competição, Desafio.
A maioria dos games criam a idéia de desafiar a máquina ou a você mesmo estabelecendo recordes e desafios de  batê-los. Sejam os seus próprios ou de uma comunidade.
Os navegadores com o intuído de auxiliar o condutor a estimar o tempo de chegada ao destino, baseado em cálculos de distância e velocidades médias das vias, acabam criando uma meta a ser batida, na mente de alguns condutores digamos, no mínimo, imaturos.
Tem-se observado o comportamento de competir contra a estimativa do tempo de chegada informado pelo navegador. Isto, além de induzir o condutor a imprimir uma velocidade acima da adequada, reforça o a causa citada acima, de perda de atenção, fazendo com que o condutor esteja de forma mais freqüente olhando para o Navegador. A combinação do perfil psicológico deste condutor e este desejo de bater a meta de tempo de chegada, nem precisa de mais reflexões sobre a sua conseqüência.
O uso de celular ao volante acabou sendo regulamentado de maneira relativamente eficaz. Porém, o celular é mais usado quando não estamos dirigindo e sua utilidade não é colocada em questão pela Lei.  O grande dilema com relação ao uso de navegadores é: Para que serve um navegador se não puder ser usado quando estamos dirigindo?

* gerente de Desenvolvimento da 3T Systems 

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO