Nos dias atuais, em que a internet virou a principal fonte de pesquisa e é cada vez mais usada na aquisição de bens e serviços, a cotação de seguro online vem aumentando. O site da Smartia já teve mais de um milhão de acesso desde a sua criação.
O brasileiro está mais preocupado com o seguro de automóveis. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que regulamenta o setor, em 2012, houve arrecadação de 28,3 milhões de reais em prêmio. Em10 anos, o valor de arrecadação em prêmio direto cresceu quase 10 milhões de reais. Em 2002, segundo a Susep, esse valor foi de 20,1 milhões de reais.
Rodrigo Caixeta, CEO da Smartia, acredita que “o seguro online representará 10% do mercado segurador dentro de cinco anos”. A empresa, que oferece cotação em tempo real com oito seguradoras (Allianz, BNP Paribas – Cardif, Bradesco Seguros, HDI Seguros, Liberty Seguros, Marítima Seguros, Tokio Marine Seguradora e Zurich Seguros), tem hoje 80 funcionários e vê expansão nos negócios. Para Caixeta, “até o final do ano, a empresa estima vender 15 mil apólices de seguro”.
No Brasil, a frota de veículos automotores é de mais de 76 milhões de unidades, sendo que destes mais da metade, ou seja, mais de 42 milhões são automóveis, segundo dados do Denatran. Com o incentivo do governo, de manter o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido até dia 31 de dezembro de 2013, houve também incremento na venda de automóveis novos.
A.C.
Revista Apólice