Ultima atualização 23 de abril

Projeto criará modelos de mapas de risco de terremotos na América Latina

Proposta é fruto de parceria entre Swiss Re Foundation e a Fundação GEM

A Swiss Re Foundation e a Fundação GEM (Modelo Global para Terremotos, na em tradução livre da sigla em inglês) anunciaram um projeto colaborativo de três anos, para criar a primeira representação detalhada de risco sísmico na América Latina, que inclui também fatores sociais e econômicos. Especialistas internacionais e locais irão avaliar o potencial dos danos e as consequências para a comunidade em geral, resultantes de terremotos nesta região em rápido desenvolvimento.

A Swiss Re Foundation irá contribuir com 1 milhão de euros para o projeto, que criará modelos de mapas de risco de terremotos para todo o continente, concentrando-se especialmente nas cidades de Lima, no Peru (uma cidade de mais de 7,7 milhões habitantes), e Quito, no Equador (que possui 1,4 milhões de habitantes). A avaliação de risco será feita por cientistas e engenheiros de todo o continente e incluirá disciplinas científicas.

O projeto foi anunciado durante o Fórum Econômico Mundial sobre a América Latina, que acontece em Lima (Peru), de 23 a 25 de abril. Mais de 600 representantes de empresas, governo e sociedade civil participarão do evento para discutir os futuros desafios e oportunidades da América Latina.

“Os terremotos são um risco claro e consistente na América Latina. Entre 1977 e 2012, esses desastres naturais custaram cerca de 80 mil vidas e causaram perdas econômicas de mais de 37 bilhões de dólares. Como resseguradoras, nossa tarefa é ajudar pessoas, empresas e, em alguns casos, governos, a se recuperarem rapidamente depois de um desastre. Então estamos satisfeitos que, sob os auspícios da Swiss Re Foundation e da Fundação GEM, pesquisadores locais de todas as disciplinas relevantes colaborarem para entender melhor o impacto geral de um terremoto em áreas como as regiões metropolitanas de Lima e Quito”, disse Michel M. Liès, vice-presidente do Conselho de Administração da Swiss Re Foundation e CEO do Swiss Re.

Segundo Liès, para que essas cidades se tornem mais seguras, é necessária uma gestão de riscos sísmicos mais eficiente. Além disso, é preciso também uma maior sensibilização do público para o risco. “O objetivo do projeto é melhorar ambos”, completou o executivo.

“Todos os membros do GEM têm uma missão em comum: disponibilizar para as organizações públicas as ferramentas e recursos para uma avaliação transparente do risco de terremoto em qualquer lugar do mundo. Nós estamos satisfeitos que a Swiss Re Foundation financiou este projeto regional importante na América do Sul, porque é precisamente a nível local que os cientistas, tomadores de decisão políticos, organizações e indivíduos podem fazer a diferença e trabalhar em conjunto para aumentar a segurança das nações e cidades contra terremotos”, afirmou Rui Pinho, secretário geral da Fundação GEM.

O objetivo do projeto é identificar e estimar os fatores sociais e econômicos que se combinam e aumentam os danos físicos de um terremoto, uma vez que reduzem a capacidade das pessoas locais para enfrentar as sequelas de um evento como esse. O projeto focará nos efeitos que um desastre como este causariam em grandes cidades com grandes populações, densas zonas edificadas e muita infraestrutura. Portanto, o projeto irá trabalhar com cenários específicos.

O projeto teve início em janeiro de 2013 e deverá ser concluído até o final de 2015.

J.N.

Revista Apólice

 eu

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO