13/08/2022

Prêmios de seguros da Marítima cresce 12,7% em 2012

O Grupo Marítima alcançou resultado consolidado de cerca de R$ 1,7 bilhão em Prêmios de Seguros em 2012, valor 12,7% superior ao registrado no ano anterior. O Grupo investiu na expansão geográfica e em tecnologia da informação, o que contribuiu para o incremento na carteira de cliente s.  Ao final do ano, os Ativos Totais somavam R$ 1,7 bilhão e o Lucro Líquido obtido foi de R$ 28,1 milhões.
Dessa forma, a Marítima observou um crescimento de 15,8% na carteira de Automóveis, com um total de R$ 558,9 milhões em Prêmio Emitidos Líquidos e mais de 353 mil apólices emitidas em 2012. A estratégia de expansão propiciou resultados expressivos, a exemplo da evolução de 90,7% observada no Nordeste, região na qual, além das filiais em Fortaleza e Recife, a empresa inaugurou só no ano passado, unidades Marítima MAR – Marítima Atendimento e Relacionamento nas cidades de Natal (RN),João Pessoa (PB) e Salvador (BA).
Já no segmento Pessoas, a companhia atingiu um total de R$ 84,4 milhõesem Prêmios Emitidos Líquidos, valor 15,9% superior ao registrado em 2011, e mais de 500 mil vidas seguradas. Os maiores desempenhos da carteira foram nos Estados do Paraná e Santa Catarina (29,3% total) e Rio de Janeiro (17,9%).
Nos Ramos Elementares, a Marítima emitiu cerca de 350 mil apólices e concluiu 2012 com R$ 543,9 milhõesem Prêmios Emitidos Líquidos, o que representa crescimento de 8,3%. Algumas das carteiras de maior crescimento foram as de Penhor Rural (22,6%), Benfeitorias de Produtos Agrícolas (13,7%) e Empresarial (11,4%).
Na Marítima Saúde Seguros, os Prêmio Emitidos Líquidos aumentaram 14,8% e passaram de R$ 385,3 milhões em 2011 para R$ 441,7 milhões em 2012. O número de vidas seguradas chegou a 190,1 mil. Já a rede referenciada inclui 565 hospitais, 332 laboratórios, 582 centros de diagnósticos, 327 fornecedores de materiais, 19 associações de médicos e mais de 6,1 mil prestadores para os demais serviços.

Perspectivas 2013
As perspectivas para 2013 são de incremento do market share, com meta de 20% de crescimento. Em Janeiro deste ano, foi firmado acordo para aquisição pelo Grupo Sompo Japan, por meio da Yasuda Seguros, do controle acionário da Marítima. Ambas empresas continuarão com operações independentes. A Marítima terá como foco o segmento de massificados e a Yasuda, o empresarial.

A.C.
Revista Apólice