Ultima atualização 25 de abril

Levantamento da SulAmérica mostra aumento de população hipertensa

Seguradora entrevistou 14.366 funcionários das diversas empresas atendidas pelo programa Saúde Ativa da companhia e divulga os dados no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

A hipertensão causa anualmente a morte de 9,4 milhões de pessoas no mundo, segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Tendo em vista esse cenário e para alertar a população no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão (26/04), a SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos apresenta levantamento sobre o perfil de riscos à saúde de empresas clientes de todo o Brasil, realizado por meio do Saúde Ativa, um conjunto de programas para ações de prevenção e promoção à saúde.
De acordo com os dados colhidos pela seguradora em 2012, 14.366 funcionários das diversas empresas atendidas pela SulAmérica, sendo 37,3% mulheres e 62,7% homens, responderam um questionário sobre avaliação do perfil de saúde e realizaram exames de colesterol total, glicemia e medição de pressão arterial, peso e altura. O resultado confirma a preocupação da OMS: 7,8% dos entrevistados são hipertensos, dos quais 59,3% têm 50 anos ou mais, faixa etária mais exposta a riscos cardiovasculares.
“Desde 2004, quando o programa se tornou mais abrangente, o número de hipertensos vem aumentando gradativamente na população pesquisada. Nesse cenário, o Saúde Ativa desempenha papel importante na conscientização das pessoas para a adoção de comportamentos saudáveis e através do programa de acompanhamento de pessoas com doenças crônicas, no qual a hipertensão arterial é abordada. A estratégia de prevenção que adotamos favorece a todos”, afirma a superintendente de Serviços Médicos da SulAmérica, Regina Mello.
Outro dado relevante é referente à consciência pessoal do estado de saúde. Do total das mulheres que responderam, na pesquisa prévia, que não sabiam se eram hipertensas, 22% apresentaram pressão arterial elevada no momento da medição. Já em relação ao universo masculino, 50,4% dos que marcaram a alternativa “não sei” apresentaram pressão arterial elevada. Nesse sentido, o levantamento revela que as mulheres são mais cuidadosas com a saúde e procuram mais os serviços médicos para exames de rotina ou preventivos.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO