Ultima atualização 23 de abril

Destruição de mercadorias seguradas

Aparecido Mendes Rocha

No mercado de seguros, sinistro refere-se a qualquer evento em que o objeto segurado sofre um acidente ou prejuízo material com perda financeira para a seguradora. As mercadorias ou bens avariados que se conseguem resgatar de um sinistro e que ainda possuam valor econômico são chamadas de “salvados”. As mercadorias que precisam ser descartadas ou colocadas fora de circulação não são consideradas salvados, e em uma terminologia jurídica mais apropriada, essas mercadorias seriam definidas como “perdidos”, termo que originou a expressão “perdimento”, que é usada para definir o confisco de mercadorias em favor do Estado.
Na ocorrência de acidentes e eventos que atinjam mercadorias cobertas por apólice de seguro de transporte, o segurado deve tomar todas as providências ao seu alcance para proteger os bens segurados e evitar a agravação dos prejuízos. O segurado não tem o direito de abandonar à seguradora, objetos salvados ou danificados, qualquer que seja a extensão dos prejuízos verificados, exceto nos casos previstos nas condições da apólice contratada.
A seguradora ao indenizar seus clientes, os segurados, pelos danos ocorridos em virtude de um prejuízo sofrido por um bem que esteja no seguro, passa a ter o direito sobre os salvados, que são vendidos, preferencialmente aos próprios clientes ou através de leilões ou compradores cadastrados na companhia. Ao receber a indenização securitária, o segurado transfere a propriedade do objeto sinistrado para a seguradora, a qual fica sub-rogada nos limites do respectivo valor pago.
Pelas condições do seguro de transporte, na indenização por perda total do lote de mercadoria avariada, a seguradora tem a prerrogativa do pagamento sem a transferência da propriedade do objeto segurado para o seu nome. Normalmente isso ocorre quando a mercadoria não possui valor econômico que permita a sua venda ou nos casos com necessidade de descarte.
No momento da indenização, a seguradora define se exercerá ou não o direito sobre a mercadoria avariada. Se a opção for por não ficar com a mercadoria, esta decisão precisará constar no recibo de indenização ou por escrito em documento específico. Caso não haja manifestação da seguradora, prevalecerá o conceito básico do seguro, ou seja, a transferência automática do objeto, motivo da indenização, para a seguradora.
As apólices de seguros seguem as condições contratuais do plano padronizado definido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), com regras mínimas para o específico ramo de seguro. No seguro de transporte, é permitida a inclusão da Cobertura Adicional de Destruição para bens que possuam marca registrada, cuja comercialização possa por em risco a saúde e integridade do consumidor. Para a inclusão desta cobertura na apólice, a seguradora cobra uma taxa extra para abrir mão dos salvados, no caso de ter sido por ela admitida a perda total dos bens segurados e que estejam impedidos de utilização ou comercialização.
A cobertura adicional de Destruição é indicada para as empresas que não querem ter mercadorias de suas marcas sendo comercializadas como sucata ou produto danificado e sem garantia, o que pode comprometer a imagem da empresa. As mercadorias devem ser destruídas na presença do vistoriador da seguradora, que lavrará um termo de destruição necessário para o recebimento da indenização do sinistro ocorrido. As despesas decorrentes do processo de destruição de mercadorias não estão cobertas pelo seguro de transporte e pertencem aos segurados.
A compra e venda de mercadorias e bens sinistrados não integra a atividade econômica da seguradora, mas é um expediente importante que ajuda a minimizar as despesas com pagamentos de sinistros e a manter o equilíbrio do próprio plano de seguros.

Autor:
Aparecido Mendes Rocha, corretor de seguros especializado em seguros internacionais

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock