Ultima atualização 21 de março

Programa da Porto Seguro evita despejo indevido de óleo de cozinha

Ação foi lançada em 2007 e já poupou 26 mil litros da destinação inadequada

No Ano Internacional da Cooperação pela Água e próximo ao Dia Mundial da Água, 22 de março, a Porto Seguro fez um balanço dos resultados de seu programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha. Desde 2007, ano do lançamento da ação, o programa já evitou o despejo indevido de 26 mil litros de óleo de cozinha.

O programa é aberto para o público em geral e conta com 107 pontos de coleta. O material a ser reciclado pode ser depositadoem unidades dos Centros AutomotivosPorto Seguro e nas sucursais da Grande São Paulo, Litoral Sul Paulista, Vale do Paraíba e cidades de Campinas, Ribeirão Preto, SãoJosé do RioPreto, Piracicaba, Marília, Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente, Franca, São Carlos, Rio Claro, Limeira, Itatiba, Atibaia e Bragança Paulista; além dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.

Os interessados podem levar o óleo de cozinha em garrafas PET e depositá-lo em um display de coleta, disponível nos locais participantes. A garrafa também será reciclada.

O programa tem como objetivo alertar a população em geral sobre as consequências do descarte incorreto do óleo de cozinha, além de mostrar que este resíduo pode ser reaproveitado. “Um litro de óleo é capaz de entupir tubulações e contaminar milhares de litros de água. Mas, se passar por processos de reciclagem, pode ser utilizado como base para fabricação de biodiesel”, explica Mirian Mesquita, gerente de Responsabilidade Social e Ambiental da Porto Seguro.

A reciclagem também contribui para diminuir a emissão de gases que intensificam o chamado efeito estufa, já que o óleo substitui parte do petróleo utilizado na fabricação de diesel.

A gerente da Porto Seguro justifica o investimento da companhia na campanha a partir do princípio de que a água é um bem essencial para a vida. “É fundamental que tomemos atitudes sustentáveis, tais como não jogar lixo nos rios e lagos, economizar água em atividades cotidianas e reutilizá-la sempre que possível”, acrescenta Mirian.

Dia Mundial da Água

Criado no dia 22 de março de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água tem como objetivo promover a discussão de diversos temas relacionados a este bem natural. Neste dia, foi divulgada a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, um documento que traz uma série de medidas, sugestões e informações para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão.

Para aumentar a conscientização sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços relacionados à água, a ONU também declarou 2013 como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água”.  Ao longo do ano, serão destacadas iniciativas para a preservação deste bem e discutidos os seus problemas.

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO