Ultima atualização 11 de março

Hospital Samaritano realiza cirurgia fetal inédita

Pela primeira vez na América e segunda instituição do mundo, especialistas fazem cirurgia fetal endoscópica para correção de malformação

Especialistas do Núcleo de Medicina Fetal e Perinatal do Hospital Samaritano de São Paulo realizaram um procedimento inédito na América: uma cirurgia endoscópica para fechamento de espinha bífida/mielomeningocele. A cirurgia aconteceu no dia 23 de fevereiro.
A mielomeningocele é uma doença congênita caracterizada por uma malformação das estruturas que protegem a medula, que acomete o bebê na sétima semana de vida intra-uterina. A cirurgia fetal tem o objetivo de proteger (cobrindo ou fechando) a medula exposta, visando reduzir a lesão dos nervos expostos ao líquido amniótico durante toda a vida intra-uterina, o que levaria a uma destruição nervosa progressiva.
“O diagnóstico precoce de malformação no pré-natal é o primeiro passo para o sucesso de intervenções que possam ser feitas por cirurgia fetal”, afirma Denise Pedreira, pioneira em cirurgia fetal endoscópica no país e especialista do Núcleo de Medicina Fetal e Perinatal do Hospital Samaritano de São Paulo.
A especialista explica que a correção deste defeito antes do nascimento mostra melhora no desenvolvimento neurológico do bebê e menor necessidade de colocar válvula para tratar a hidrocefalia, quando comparada aos casos operados somente após o nascimento.
A técnica endoscópica foi desenvolvida na Alemanha, publicada em 2009, com cerca de 70 procedimentos já realizados desde então. Foi a primeira vez que esta cirurgia foi realizada fora da Alemanha em qualquer país do mundo. A cirurgia convencional é feita “via céu aberto”, com corte na barriga e no útero para operar o feto. Já a técnica endoscópica é feita por câmera de vídeo, sem a necessidade da abertura do útero, apenas pequenos “furos”.
“A grande vantagem da técnica endoscópica é oferecer menos risco para a paciente, já que na cirurgia convencional há risco de ruptura do útero durante a gestação ou mesmo em uma futura gravidez”, explica Denise.
O procedimento foi realizado pelos especialistas do Núcleo de Medicina Fetal do Hospital Samaritano: Dra. Teresa Uras, neonatologista; Dra. Denise Pedreira, especialista em cirurgia fetal endoscópica; Dra. Nelci Zanon Collange, neurocirurgiã pediátrica; Dr. Edilson Ogeda, ginecologista e obstetra; e Dr. André Ivan Bradley, cirurgião pediátrico.
A cirurgia foi acompanhada também pelo Dr. Rubem Quintero, do Centro de Terapia Fetal da Universidade de Miami/Jackson Memorial Medical Center, que veio dos EUA especialmente para assistir o procedimento. “O que aconteceu aqui no Hospital Samaritano, em São Paulo, foi um momento histórico para a medicina. Estamos trabalhando nisso há mais de dez anos e, pela primeira vez, conseguimos fazer o procedimento fora da Alemanha. Estou muito feliz em participar desse momento”, disse.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO