Ultima atualização 01 de março

Grupo BB e Mapfre patrocina mostra de fotografia no Rio de Janeiro

“Um Olhar sobre o Brasil. A Fotografia na construção da Imagem da Nação”, traz centenas de registros importantes da história brasileira do século XIX até 2003

Com mais de 300 imagens de diferentes acervos públicos e coleções privadas, chega ao Rio a exposição “Um olhar sobre o Brasil. A fotografia na construção da imagem da nação”. Depois de passar por São Paulo, onde recebeu mais de 68 mil pessoas em dois meses, a mostra ficará em cartaz até 7 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-Rio).
Projeto inédito, que perpassa 170 anos de história do Brasil (1883-2003) a partir do registro fotográfico, a mostra explora nuances de luz e sombra ao mesmo tempo em que costura história e iconografia.
Tomando como ponto de partida o momento próprio de invenção da técnica fotográfica, a exposição revisita o olhar “científico” que guiava as expedições estrangeiras para o país, o gosto de D. Pedro II pelo novo suporte e os registros de revoltas populares, como a de Canudos, até chegar à grande multiplicação de temas, ângulos, acontecimentos e reviravoltas que compuseram o longo século XX.
Cada fotografia acompanha um pequeno texto, na verdade, sua micro-história, com informações que vão muito além da tradicional legenda (título, data, autor). Esse diferencial é consequência da ampla pesquisa realizada para a mostra, tanto referencial quanto iconográfica (essa última assinada por Vladimir Sacchetta).
Organizada pela Fundacíon Mapfre e pelo Instituto Tomie Ohtake, a exposição tem patrocínio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, que vem demonstrando destacada atuação no apoio à expressão artística.
“A amplitude do conceito de sustentabilidade envolve muitos outros aspectos, entre eles, a disseminação de expressões artísticas de qualidade à população. Investir na felicidade e na qualidade de vida da comunidade é uma atitude sustentável, que faz parte cada vez mais do posicionamento do Grupo”, comenta Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do Grupo BB e Mapfre.
A mostra tem, ainda, curadoria do especialista em história da fotografia Boris Kossoy e curadoria adjunta da antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarc. A cenografia é assinada por Daniela Thomas e Felipe Tassara.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock