Ultima atualização 14 de março

Ásia e América Latina têm maior potencial para distribuir seguros via bancos

Pesquisa realizada nas duas regiões e Europa indicou ainda que este modelo de distribuição varia em todo o mundo, dependendo do produto e da estrutura do mercado

A participação dos bancos e outras instituições financeiras na distribuição de seguros (ou seja, bancassurance) varia muito em todo o mundo, dependendo do produto e da estrutura do mercado, de acordo com uma série de pesquisas publicadas pela consultoria especializada em finanças Finaccord nos últimos meses.

Com base em um levantamento realizado em mais de 1.300 bancos e outras instituições financeiras, em 16 economias desenvolvidas e emergentes na região da Ásia-Pacífico, Europa e da América Latina, a pesquisa estabeleceu que a distribuição via bancos é maior para o seguro de vida no Brasil, França, Itália, Coréia do Sul e Espanha, e por seguros não-vida no Brasil, Chile, Índia, Coreia do Sul e Espanha. Em contrapartida, eles são mais fracos para o seguro de vida no Chile, Índia, Japão, Reino Unido e Vietnãe de segurosnão-vida na China, Alemanha, Itália, Japão e Vietnã.

“Analisando produtos e países, há algumas anomalias interessantes”, comenta Tobias Schneider, consultor da Finaccord. “Por exemplo, a performance dos bancos da Coreia do Sul é particularmente boa em investimentos relacionados ao seguro de vida, enquanto seus congêneres do Chile são proibidos por lei de vender esse tipo de produtos. Além disso, enquanto as instituições bancárias em Hong Kong oferecem uma ampla gama de produtos relacionados com a saúde, os bancos europeus exercem apenas uma influência limitada no setor”.

A pesquisa da Finaccord também apurou os modelos operacionais utilizados por instituições bancárias para vender diferentes tipos de seguros. A análise revelou diferenças substanciais entre estes países, refletindo a estrutura do mercado subjacente e assuntos regulatórios. Por exemplo, subscritores de seguradoras cativas detidas pelos próprios bancos são favorecidos no Brasil, França, Hong Kong, Itália, México e Vietnã enquanto os bancos na China, Japão e Coréia do Sul são mais propensos a usar vários subscritores não-cativos. Enquanto isso, na Índia, a regulamentação limita o investimento estrangeiro direto no setor de seguros em, no máximo 26%, portanto, o modelo de joint venture em bancassurance é um dos mais proeminentes na Índia.

De um modo geral, o crescimento no canal de bancassurance ocorre mais rapidamente nas economias emergentes fora da Europa, onde as seguradoras estão cada vez mais fazendo uso das grandes bases de clientes dos bancos para comercializar suas apólices. Por exemplo, a participação do canal de bancassurance no mercado deseguros de vidada Indonésia passou de cerca de 25% em 2007 para 41% em 2012, substituindo assim os agentes como o principal canal de distribuição. Em contrapartida, é provável que a participação do canal bancassurance nas economias avançadas da Europa tenha atingido um pico, podendo até cair nos próximos anos, em parte por causa do dano da reputação do setor bancário (devido à crise financeira), mas também porque os sistemas de distribuição alternativos tendem a ser mais fortes no continente.

“Os mercados emergentes da região Ásia-Pacífico e da América Latina mostram claramente ter o maior potencial, que é consequência tanto do crescimento do mercado de seguros subjacente e da possibilidade de o canal de bancassurance aumentar”, complementa Schneider. “No entanto, a chave para ‘bater’ esses mercados promissores é as companhias de seguro chegarem a uma compreensão detalhada de como eles são estruturados, os regulamentos que estão em vigor, os produtos que os bancos estão interessados ​​em vender e as parcerias que já temos com os fornecedores de seguros para este fim”, conclui o executivo.

J.N.

Revista Apólice

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