Ultima atualização 05 de março

Rede Unna tem programa para reciclagem de amálgama

Projeto visa incentivar a reciclagem e o descarte adequado do mercúrio, prata e níquel presentes no material.

A rede Unna, em parceria com a Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, lança o Programa de Reciclagem de Amálgama, cujo objetivo é preservar o ambiente, evitar o desperdício e processar adequadamente resíduos de prata, mercúrio e níquel, presentes na mistura utilizada em restaurações dentárias.
Para aderir ao projeto, o profissional deve se credenciar, preenchendo o Termo de Adesão disponível no Kit Partner Rede Unna e encaminhá-lo ao departamento de Sustentabilidade. Após essa etapa, o credenciado receberá, em seu consultório, um kit especial para acondicionar os resíduos, composto de recipiente, suporte e etiqueta com instruções de manuseio. Cada profissional pode pedir quantos frascos forem necessários.
Uma vez que o recipiente estiver cheio, o dentista é orientado a encaminhá-lo ao Laboratório de Resíduos Químicos da USP de Bauru, onde os metais serão reprocessados e transformados em matérias-primas.
O material reciclado será vendido pela própria Instituição de ensino e a renda revertida para o financiamento de pesquisas de desenvolvimento de novas tecnologias de recuperação e reaproveitamento dos metais retirados do amálgama. De acordo com José Maria Benozatti, Diretor Clínico Operacional da Rede Unna, embora o uso do amálgama esteja em vias de extinção nas clínicas odontológicas brasileiras, a ação é muito relevante por ajudar a combater o desperdício e realizar de forma correta o seu descarte, em especial o do mercúrio, que tem efeitos adversos importantes sobre a saúde humana e o meio ambiente.
“O objetivo é orientar nossos credenciados para a adoção de ações de sustentabilidade em suas rotinas de trabalho. Ao aderir ao programa, além de ajudar a preservar o meio, os profissionais também estarão adequados às exigências da Política Nacional do Meio Ambiente”, afirma Benozatti.

A.C.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO