Ultima atualização 27 de fevereiro

Prestadores de serviços facilitam rotina das seguradoras

Em diversas áreas dentro das companhias é possível encontrar empresas terceirizadas colaborando com a agilidade e eficiência no atendimento ao cliente e ao corretor

Na busca pela otimização dos resultados e para facilitar a vida do segurado e do corretor, as seguradoras já são adeptas da terceirização de algumas atividades. Entre as que são terceirizadas, estão a regulação de sinistros, defesa judicial, laudos técnicos, serviços de segurança e limpeza, assistências etc.

“Alguns prestadores de serviços atuam para várias empresas, outros têm contratos de exclusividade. Alguns atuam numa determinada região, outros em todo o território nacional, e ainda outros no exterior. Alguns prestam serviços em mais de uma área, outros são altamente especializados. Cada prestador oferece os serviços que desejar e cada seguradora contrata o que lhe parecer melhor”, analisa o advogado especializadoem seguros Antonio Penteado Mendonça.

A terceirização de serviços já é uma realidade das empresas brasileiras, como mostram os dados estatísticos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo. A última edição da PAS (Pesquisa Anual de Serviços, que traz informações sobre a estrutura produtiva do setor de serviços não financeiros no Brasil), referente a 2010, indica que a receita operacional líquida do setor de serviços teve alta de 11%. Entre 2007 e2010, areceita líquida das empresas de serviços acumulou um crescimento real de 31,6%, sendo que em quatro segmentos a variação acumulada foi superior a este resultado: os serviços de manutenção e reparação (63,0%); as atividades imobiliárias (59,8%); os serviços prestados principalmente às famílias (44,9%) e os serviços profissionais, administrativos e complementares (44,9%).

A maior parte das empresas atua no segmento de serviços prestados às famílias (31,3% do total). Também se destacaram, quanto à receita, os serviços de informação e comunicação (R$ 233,5 bilhões ou 26,9% do total) e os serviços profissionais, administrativos e complementares (R$ 220,8 bilhões ou 25,4% do total). Juntos, estes três segmentos responderam por 81,2% da receita operacional líquida dos serviços.

Anda segundo o IBGE, a prestação de serviços terceirizados e temporários, entre 2003 e 2010, liderou o avanço das vagas formais (crescimento de 36,5%). Só a terceirização empregou mais de 1,5 milhão de pessoas entre 2009 e 2010. Há no Brasil, mais 37 milhões trabalhadores formais – vale dizer, com carteira assinada. Destes, 22,2% do total – 8,2 milhões – são trabalhadores empregados em empresas prestadoras de serviços especializados.

Sistema mapeia prestadores de serviço

Com a demanda por prestadores de serviços especializados no mercado de seguros crescendo, a CNseg montou um sistema que visa agregar informações das empresas que têm neste segmento o seu foco de trabalho.

O endereço eletrônico www.cpsa.cnseg.org.br, que já está no ar, abriga o Cadastro de Prestadores de Serviços de Apoio ao Mercado de Seguros (CPSA).

Desenvolvido pela Central de Serviços da CNseg, o CPSA pretende facilitar o acesso a escritórios de advocacia, empresas de tecnologia da informação, de auditoria, demarketing e comunicação, de recursos humanos, de consultoria, dentre outras, cujas atividades não sejam relacionadas diretamente às atividades fins das seguradoras, mas que possam prestar serviços de apoio.

Entre os pré-requisitos para o cadastramento estão a necessidade de a empresa possuir CNPJ em situação regular na Receita Federal, ter uma atividade econômica que se enquadre na lista disponível no sistema e expertise na prestação de serviços para o mercado segurador.

“Sendo elos relevantes na cadeia de valor do setor segurador, é importante mapear a existência e a atuação dos prestadores de serviço e compartilhar essas informações entre os participantes do mercado, de forma a fortalecer o relacionamento com tais parceiros e, consequentemente, com os consumidores”, afirmou Paulo Kurpan, superintendente de Planejamento e Estratégia da Central de Serviços e Proteção ao Seguro da CNseg.

A ferramenta foi lançada em dezembro de 2012 e disponibiliza gratuitamente informações sobre prestadores de serviços de apoio com experiência ou conhecimento no mercado de seguros. “A ferramenta pode ser útil para as seguradoras, corretoras e resseguradoras, uma vez que agiliza a busca por prestadores, tornando o desenvolvimento do setor mais dinâmico”, reitera Kurpan.

Confira a reportagem completa na edição de fevereiro (171).

Jamille Niero /Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock