Ultima atualização 28 de fevereiro

Pesquisa mostra que 23% dos profissionais querem trocar de função dentro das empresas

Pesquisa da Michael Page realizada com 1,8 executivos brasileiros aponta que 23% dos profissionais esperam movimentar-se dentro da própria empresa que trabalham em 2013. O percentual é quase o dobro do identificado no ano passado, quando apenas 11,6% dos executivos mencionavam essa expectativa.
O fraco desempenho da economia brasileira no ano passado, que provocou diminuição do ritmo das contratações, talvez este fato tenha exercido alguma influência sobre os profissionais, explica o diretor de marketing do PageGroup para o Brasil e América Latina, Sérgio Sabino. “Outro motivo igualmente importante se dá pelo fato de que é raro encontrar bons profissionais desempregados hoje no nosso país”, ressalta o executivo.
Para Sabino, as movimentações internas muitas vezes podem se converter em um bom negócio para a empresa e para o funcionário. “A movimentação dentro da mesma empresa se torna uma opção interessante quando considerada a dificuldade em encontrar talentos no mercado de trabalho, o que faz de uma simples contratação um processo caro e demorado. Em alguns casos, é preciso roubar o executivo de uma concorrente, investimento considerado alto. Desta forma, a solução mais simples é trazer alguém de dentro de casa para assumir a função”, explica.
Ainda de acordo com Sabino, deslocar uma pessoa de uma função para outra na mesma empresa, elimina alguns passos da adaptação, já que o profissional já conhece a cultura da companhia. “O profissional já conhece a empresa, sua política e cultura, tem relação com quem toma decisões, enquanto quem vem de fora precisaria de um tempo para entender isso”, diz.
A pesquisa aponta que entre os profissionais empregados em companhias multinacionais o desejo de mudança interna de cargo é maior, apontado por 29% dos profissionais. Já entre os executivos de empresas nacionais, apenas 18% querem se movimentar internamente.
“Vale destacar que a mudança só será concretizada se a empresa não apenas entender que o profissional tenha o perfil para assumir um novo desafio, assim como ter garantias de que terá condições de substitui-lo adequadamente na antiga posição”, ressalta Sabino.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock