Ultima atualização 27 de fevereiro

Bolívia devolverá carros roubados no Brasil

Inicialmente 300 veículos serão repatriados em caminhões cegonha a partir de Puerto Quijaro, fronteira com Mato Grosso do Sul

O governo da Bolívia começa nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, a devolver os carros roubados no Brasil que estavam em situação irregular naquele país. Inicialmente 300 veículos serão repatriados em caminhões cegonha a partir de Puerto Quijaro, fronteira com Mato Grosso do Sul.  Será realizada uma cerimônia para a entrega oficial na cidade boliviana, que terá a presença do Ministro da Justiça brasileiro, José Eduardo Cardoso, e do embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Biato.

A negociação para a entrega dos veículos foi feita pelos governos brasileiro e boliviano e pela FenSeg, que está bancando toda a operação de transporte, apesar de nem todos os veículos estarem segurados.

Os veículos serão levados até o pátio da delegacia de furtos e roubos de veículos de Campo Grande, onde, depois de periciados, estarão em condições de serem devolvidos aos proprietários.

As negociações para a devolução dos carros começaram em 2011, após o governo boliviano editar uma lei para regularizar os carros com documentação em situação irregular no país. O pedido de regularização se daria através da internet e, em seguida haveria uma vistoria. Caso não existisse nenhuma restrição, seriam regularizados. Foram cadastrados 123 mil veículos na internet.

As seguradoras brasileiras, através da FenSeg,  mandaram um ofício ao governo brasileiro pedindo que tentasse impedir esta ação de legalização, porque a Bolívia é um importante destino dos carros roubados no Brasil e temia-se um aumento do roubo no país.

A partir de acordo entre seguradoras brasileiras e os dois governos, foi feito o cruzamento de dados com a base de dados das seguradoras brasileiras de 2,4 milhões de veículos com registro de roubo/furto entre janeiro de 2005 e junho de 2011, e constatou-se que 4,5 mil veículos entre os 123 mil cadastrados foram roubados no Brasil– entre carros, motos, caminhões, ônibus e até um trator.

Em julho de 2011, o governo brasileiro e as seguradoras negociaram com o governo boliviano a forma como se daria o retorno desses veículos ao Brasil.

Foi então montada uma operação para trazê-los em caminhões cegonha e as seguradoras se responsabilizariam pelo transporte até Campo Grande, onde seriam devolvidos a seus proprietários. No caso de veículos segurados, eles seriam entregues diretamente às seguradoras por terem elas indenizado integralmente os proprietários.

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock