Ultima atualização 15 de fevereiro

Ameaças políticas e econômicas interferem em projetos de infraestrutura globais

Estudo indica que organizações globais envolvidas em projetos de infraestrutura devem incluir em suas rotinas avaliações de riscos políticos e mecanismos para proteger investimentos futuros

O sucesso contínuo de projetos de infraestrutura em mercados maduros e emergentes, fundamentais para o desenvolvimento global e a recuperação financeira, está sendo colocado em perigo, devido ao entrelaçamento, cada vez maior, das ameaças políticas e econômicas. De acordo com novo estudo da Marsh UK, divulgado nesta quarta-feira (13/02), organizações globais envolvidas em projetos de infraestrutura devem incluir em suas rotinas avaliações de riscos políticos e mecanismos de proteção no processo de tomada de decisão em seus projetos com o intuito de ajudar a proteger investimentos futuros.

“Essas ameaças políticas e econômicas se manifestam de uma forma única para projetos de infraestrutura e os investidores não podem evitá-las simplesmente mudando de local. Além disso, a visibilidade do envolvimento dos investidores estrangeiros em projetos de infraestrutura pode ampliar os riscos políticos que estas organizações enfrentam, o que é exemplificado por recentes acontecimentos no norte da África”, comenta Julian Macey-Dare, líder internacional da prática de risco político e crédito comercial da Marsh.

Ainda segundo o estudo, o mercado de seguros interpreta um papel crucial no desenvolvimento da infraestrutura global, com os investidores em infraestrutura e os seus credores procurando métodos alternativos para as formas mais tradicionais de proteção do investimento.

“Por sua natureza, os projetos de infraestrutura representam um investimento de longo prazo e pode ser problemático onde há instabilidade política e econômica contínua”, diz Martin Bennet, vice-presidente sênior da prática de infraestrutura da Marsh. “Os investidores em infraestrutura que, no passado, tiveram risco comercial, estão aplicando um nível maior de prudência para potenciais investimentos”, acrescenta.

“Cada vez mais, investidores de infraestrutura, de private equity e de fundos de pensão estão se voltando para o mercado de seguros para proteção do investimento”, complementou Bennet.

Revista Apólice área de seguros no Brasil

Jamille Niero / Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO