Ultima atualização 05 de março

A mulher na Previdência Social é tema de seminário

O crescente aumento da presença feminina no mercado de trabalho tem tido um impacto relevante também na Previdência Social. De um papel secundário e dependente, a mulher conquistou espaço e direitos. O ‘Seminário Nacional sobre a Previdência e a Mulher: reflexões em busca da cidadania’, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), discutirá e apresentará o que a mudança de posição representa nessa área. “A participação da mulher na Previdência é cada vez maior, refletindo o que vemos em toda a sociedade. Hoje, somos mais conscientes e temos mais condições de lutar pelo que queremos e de manter o que conseguimos”, diz a presidente do IBDP, Jane Berwanger.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2011 mostram um avanço na cobertura previdenciário nos últimos anos, que alcança 70% da população-alvo. “Um dos motivos é o maior número de mulheres idosas que têm esse direito”, afirma Jane. O segmento passou de 66,4%, em 1992, para 78,6% em 2011.
O programa federal que possibilitou a donas de casa de baixa renda se cadastrarem na Previdência com uma contribuição mensal de 5% do salário mínimo também fez com que as mulheres tenham uma fatia cada vez maior. Até janeiro deste ano, 364 mil pessoas se filiaram ao INSS dentro dessa categoria – a meta do Governo Federal é chegar a 1 milhão em 2015. O público elegível, que pode se enquadrar como trabalhador doméstico, soma no Brasil mais de 6 milhões de pessoas. Dessas, 93% são mulheres.

Seminário

O Seminário terá nomes importantes no Direito Previdenciário como o advogado Wladimir Novaes Martinez e a desembargadora Ivani Bramante. Entre os temas A Repercussão Econômica para a Previdência com o crescente papel da Mulher na Economia Brasileira e As Mulheres no Exercício de Atividades Especiais e a Terceira Jornada. O evento seráem São Paulona sede da LFG e terá transmissão online.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock