Ultima atualização 08 de janeiro

Tendência no setor de saúde em 2013 é ampliação dos investimentos em tecnologia e recursos humanos

Sérgio Monaco, diretor de vendas e marketing da Dexbrasil
Sérgio Monaco, diretor de vendas e marketing da Dexbrasil
Sérgio Monaco, diretor de vendas e marketing da Dexbrasil

Tivemos a oportunidade de acompanhar em 2012 uma série acontecimentos no mercado de saúde suplementar que confirmaram ainda mais a necessidade de um planejamento que venha a relevar a importância dos investimentos em TI (tecnologia de informação). Esse planejamento também leva em consideração os recursos humanos envolvidos, garantindo que estes detenham conhecimento de tecnologia, dos processos característicos das operadoras de saúde e que estejam atualizados com as normas e procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
A necessidade da constante evolução de processos e de seus controles para a garantia de que tudo o que foi estabelecido como meta da operadora possa ser alcançado com êxito, juntamente com a preocupação em atender às normativas da ANS, produz um impacto em custos que deve ser criteriosamente acompanhado.
No ano de 2013, entrará em vigor a Resolução Normativa 305 da Agência Nacional de Saúde (ANS), que estabelece o padrão obrigatório para Troca de Informações na Saúde Suplementar – Padrão TISS. Um ponto muito importante da norma é a exigência da interoperabilidade entre os sistemas de informações, uma vez que operadora, prestador de serviço, contratante de plano de saúde, beneficiário e ANS deverão trocar dados e informações entre si. É de responsabilidade da operadora garantir um sistema que possa realizar estas operações e, por exemplo, administrar e interagir com 50 tipos de tabelas de terminologia, enfim e que ainda esteja apto para outras exigências que deverão surgir.
Para 2013 quero destacar cinco pontos importantes para os quais o mercado de saúde suplementar deve estar preparado:

1.   Reagir aos impactos e oscilações decorrentes de custos de processos;

2.   Atender a padronizações e normatizações advindas da ANS;

3.   Adotar procedimentos normatizados por entidades como a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas;

4.   Estar apto para a utilização da assinatura digital;

5.   Realizar investimentos tanto em sistemas de gestão como em treinamento de pessoal.

Muito importante esclarecer que em 2013 também teremos grandes e novas oportunidades no mercado de saúde e certamente quem estiver preparado vai poder desfrutar e com isso contribuir cada vez mais para elevarmos os padrões da saúde suplementar no Brasil.

 

*Sérgio Monaco é Diretor de Vendas e Marketing da multinacional de tecnologia especializada no setor de saúde suplementar Dexbrasil, membro do Comitê Padronização de Informações da Saúde – TISS .


Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock