Ultima atualização 17 de janeiro

Corretor pode expandir negócios com certificação digital

Diretor da Rede ICP Seguros explicou como funciona este modelo de negócios em palestra promovida pela APTS nesta quarta-feira (16)

Os avanços tecnológicos, cada vez mais frequentes, geram uma mudança de comportamento: as pessoas já gastam boa parte do seu tempo conectadas à internet e a vêem como ótima alternativa para resolver, da forma mais prática possível, os seus problemas. Como exemplos, compras, transações bancárias e declaração do imposto de renda hoje já podem ser feitas online.

Este cenário torna-se mais comum a cada dia e novos tipos de transações serão feitas online em breve. Com isso, a demanda por certificação digital cresce a cada dia e será cada vez mais necessária, abrindo um leque maior de possibilidades. “A certificação digital é a identidade da pessoa na internet”, explicou Rodrigo Paiva, diretor de e-commerce e gestão de marcas da Rede ICP Seguros, em palestra promovida pela APTS nesta quarta-feira, 16 de janeiro (foto).

Segundo ele, atualmente existem por volta de 6 milhões de certificados digitais ativos no Brasil e já foram emitidos mais de 20 milhões – lembrando que o certificado é renovável. Paiva observou que hoje a demanda é muito focada em pessoas de alta renda, como empresários, médicos, advogados etc, pois o governo brasileiro já exige a certificação digital de quem declara ter renda igual ou superior a R$ 10 milhões por ano. Porém, o governo sinaliza que, em breve, possivelmente todas as declarações de renda deverão ser certificadas digitalmente, aumentando a demanda por certificação digital.
“Os corretores que participam da Rede ICP Seguros já somam cerca de 200 mil transações online por ano e este número cresce 20% por ano”, comentou o diretor. De acordo com ele, são várias as vantagens para o corretor que tem uma AR – autoridade de registro: ele poderá receber clientes novos em sua corretora, pois quem compra um certificado digital precisa ir, em algum momento, pessoalmente emiti-lo. Além disso, ele também pode oferecer o certificado à sua carteira de clientes já formada. “Neste modelo de negócios, a parte burocrática é toda feita online, sem eliminar o contato que o corretor tem com o cliente”, reitera Paiva. Até agora, diz o executivo, uma pesquisa realizada pela Rede ICP Seguros indicou que o

s corretores que atuam com certificação digital tiveram aumento de 25% no faturamento em seguros devido à nova atividade.

Estudo de mercado

Uma das novidades para 2013 é a análise de mercado das regiões brasileiras. A Rede ICP Seguros promoveu pesquisas em cada região brasileira relacionando seguros com certificado digital para verificar o potencial de mercado para cada uma dessas atividades. Esses estudos serão divulgados para os corretores da rede, de acordo com sua região, a partir de fevereiro. “Eles terão informações que os concorrentes, que não fazem parte da rede, não têm. Com isso o corretor saberá se o mercado da região é atraente, o número de clientes em potencial, entre outros, e poderá montar uma estratégia de atuação”, garante Paiva.

Jamille Niero /Revista Apólice

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