Ultima atualização 25 de maio

Consumidor mais velho quer seguro e mais novo, telefone, diz Serasa

Estudo considerou perto de 1 milhão de consultas feitas pelas empresas.

Uma pesquisa da Serasa Experian sobre diferenças de consumo de crédito e serviços entre as gerações no país mostra que, enquanto os consumidores mais velhos optam pela contratação de seguros, principalmente de carros, os mais novos buscam comprar serviços de telefonia. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (18), considerou cerca de 1 milhão de consultas realizadas pelas empresas de todo o país na Serasa Experian no primeiro semestre de 2012.

De acordo com a Serasa, os consumidores foram divididos em quatro grupos no estudo: os veteranos, nascidos até 1945; os Baby Boomers, de 1946 a 1965; a geração X, de 1966 a 1977, e a geração Y, a partir de 1978.

Na análise por segmento (bancos e financeiras, varejo e serviços, telefonia, seguradoras, serviços básicos), a demanda por crédito em instituições financeiras está em primeiro lugar em todas as gerações.

Na comparação entre essas gerações, a diferença de hábitos consumo é bem distinta, de acordo com a Serasa. Para os veteranos, as seguradoras ocupam o segundo lugar, com 21,2% de suas contratações de serviços, sendo 95% para automóveis.

“Essa geração valoriza a segurança e a proteção do patrimônio. Os veteranos nasceram em uma época de conflitos mundiais e de instabilidade política no Brasil. Cresceram em um período em que o crédito era reduzido e se restringia a poucos financiamentos de imóveis. Ter uma propriedade era seu sonho de consumo”, de acordo com o estudo. No estudo da Serasa Experian, eles também são os que consomem mais serviços básicos (8,4%), considerando que passam o tempo todo em casa.

Já para os Baby Boomers, a telefonia está em segundo lugar, mas é seu principal serviço contratado, diante da dependência pela telefonia móvel e acesso à internet, segundo a pesquisa. “Esta geração é de um período de redefinição dos valores tradicionais, composta por indivíduos que passaram por um reposicionamento político mundial (a Guerra Fria) e, no Brasil, experimentaram escassa oferta de crédito em sua chegada à vida adulta.

” As demandas dos Baby Boomers junto ao varejo e serviços representam 20,5% do total e estão mais próximas das verificadas nas gerações X (21,1%) e Y (21,7%) do que nos Veteranos (19,5%).”

A pesquisa também mostra a distribuição da busca por crédito. Nos bancos e financeiras, 39% é da geração Y; 28,2%, da geração X; 27,6%, dos Baby Boomers e somente 5,2% são dos Veteranos.

G1/São Paulo

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO