Ultima atualização 05 de dezembro

SulAmérica oferece dicas de conservação da pintura automotiva

Recomendações foram feitas em parceria com a BASF

A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos, em parceria com a BASF, criou uma série de recomendações para conservar a pintura do veículo novo por muito mais tempo.

“A preservação da pintura do veículo mantém um aspecto novo e ajuda a valorizar o carro na hora de uma possível revenda, pois o cuidado e zelo do proprietário do veículo passa confiança para o possível comprador. Além disso, a pintura é visível e chama atenção e tomar atitudes como essas ajudam ainda mais no momento da revenda”, explica o diretor de Automóveis da SulAmérica, Eduardo Dal Ri.

O primeiro passo é manter o carro limpo. Lavar o automóvel com água e detergentes especiais é o ideal. O serviço deve ser feito à sombra e com o automóvel frio. O ideal é utilizar luvas especiais feitas de algodão prensado, que diminuem a possibilidade de riscos. Na volta da praia, lave o carro imediatamente. A maresia é um dos fatores que mais agridem a pintura.

Evite produtos agressivos e abrasivos, como querosene ou silicone, em excesso. Em caso de dúvida, o melhor é escolher os produtos especializados. Se puder, seque o veículo ao sol e verifique, ao abastecer, se o combustível não respingou na lataria ao redor do bocal. Caso positivo, precisa ser lavado imediatamente.

Excrementos de aves são extremamente corrosivas e podem causar manchas na pintura em apenas um dia. Por isso, é necessário fazer a limpeza com muita água, logo em seguida. Esse cuidado também vale para a sujeira causada pela seiva de árvores. Todos os carros sejam com pintura sólida, metálica ou perolada, sofrem ação das intempéries (sol, chuva, sereno, etc.) e da poluição do ambiente, considerados um dos principais inimigos da pintura. Para manter o veículo sempre brilhante, é importante proteger a pintura do carro com aplicação de ceras protetoras. O ideal é que seja realizado, no mínimo, a cada três meses por profissionais que tenham as ferramentas e o local adequado para isso.

Para os motoristas que realizarem o trabalho em casa, a dica é escolher um lugar à sombra, deixar o carro esfriar e aplicar pequenas quantidades de cera protetora, utilizando flanelas bem macias. Quando a situação da pintura já estiver em processo adiantado de perda de brilho, o proprietário pode fazer um polimento, que em muitos locais leva o nome de revitalização, cristalização ou espelhamento. Cada polimento retira uma pequena camada da tinta do automóvel. Por isso, ele deve ser feito com muito critério.

Além disso, pequenos riscos e amassados devem ser consertados o quanto antes, pois podem acelerar o processo de oxidação da lataria. Na maioria das vezes o reparo rápido de pintura e o próprio polimento são suficientes para reparar danos leves.

A seguradora, também em parceria com a BASF, foi a primeira a utilizar tinta à base d’água no processo de repintura dos veículos reparados nos Centros Automotivos de Super Atendimento (C.A.S.A.) e nas oficinas credenciadas da seguradora em diversas regiões do Brasil. O objetivo é tornar o momento do conserto do carro menos agressivo à natureza e melhorar substancialmente as condições de trabalho do profissional na reparação.

“Essa tecnologia permite que 90% menos solventes sejam emitidos na atmosfera em comparação com as tintas automotivas utilizada mais comumente. Além disso, a qualidade final do trabalho reproduz, de forma fiel, a cor e a textura da pintura original executada nas montadoras. Apenas no primeiro semestre deste ano, deixaram de serem emitidas 2,9 toneladas de VOC (componente orgânico volátil)”, afirma Dal Ri.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock