Ultima atualização 03 de dezembro

População ainda negligencia exames preventivos contra o câncer

Pesquisa da SulAmérica aponta que 22% das mulheres não estão com mamografia em dia e 15% dos homens não realizam exames para detectar câncer de próstata

Na semana em que aconteceu o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27/11), a  SulAmérica chamou a atenção para a importância dos diagnósticos preventivos da doença. Exames simples e de rotina como o Papanicolau, Mamografia e exame de próstata, podem detectar alterações e evitar que elas progridam para um estágio mais sério.

No entanto, o levantamento feito pela SulAmérica com dados do Saúde Ativa, programa de medicina preventiva realizado pela seguradora, identificou que ainda existe uma parcela da população segurada que negligencia estes cuidados com a saúde.

A SulAmérica entrevistou 4.695 mulheres entre 25 e 60 anos em 2011 e constatou que 25,9% não se consultam com o ginecologista há mais de um ano,  3% a mais do que em 2010. Consequentemente, essas mulheres também não realizaram o Papanicolau, um exame simples, de fácil execução, baixo custo e capaz de detectar alterações que podem progredir para o câncer no colo do útero.

Já quando se trata de prevenção do câncer de mama, o estudo da SulAmérica aponta que 22,9% das 1.339 mulheres pesquisadas entre 35 e 69 anos não estão com o exame de Mamografia em dia. Segundo o Ministério da Saúde, essa faixa etária apresenta maior risco de desenvolvimento deste tipo de câncer e por isso recomenda-se que todas as mulheres entre 50 e 69 anos de idade façam o exame de mamografia pelo menos uma vez a cada dois anos, ou em caso de histórico familiar a partir dos 35 anos.

Ainda de acordo com a pesquisa, o cenário do diagnóstico precoce do câncer de próstata também se mostra inadequado. Dos 1.122 homens a partir de 50 anos ou 40 anos com histórico familiar para câncer de próstata, 15% informaram que nunca realizaram os exames preventivos, ultrassonografia, PSA ou toque retal. O rastreamento precoce para o câncer de próstata é um assunto controverso, no entanto, segundo o Ministério da Saúde é recomendável a consulta regular com urologista, para homens com idade a partir de 50 anos para orientação e avaliação anual.

As informações foram registradas em 2011 através do Saúde Ativa, um conjunto de programas com foco na promoção à saúde e prevenção de doenças e suas complicações. A partir desta pesquisa é possível traçar o perfil de saúde da população, bem como alertá-la em relação aos seus riscos e auxiliá-las na mudança de hábitos e comportamentos. Estes programas já beneficiaram 542 empresas de janeiro a setembro de 2012.

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO