Ultima atualização 28 de novembro

Vencedor do Prêmio de Jornalismo 2012 da Abramge é de MG

Revista Minas Faz Ciência, de BH, e o jornalista Fabrício Marques receberão o reconhecimento no dia 5 de dezembro, em SP

A revista Minas Faz Ciência, de Belo Horizonte, e o jornalista Fabrício Marques são os vencedores da 18ª edição do Prêmio Abramge de Jornalismo Domingos de Lucca Júnior – 2012. O tema deste ano foi ”Obesidade Mórbida – Prevenção e Tratamento”. O ganhador concorreu com matéria publicada na revista referente aos meses de março a maio de 2012, com o título “Um país em alerta”.

A reportagem vencedora começa com um personagem de 164 quilos que leu e pesquisou bastante antes de tomar a decisão de fazer uma cirurgia para redução do estômago. A matéria fala também sobre algumas drogas e pesquisas que estão sendo realizadas para o tratamento e combate à gordura; e cita ainda a importância de inserir a educação alimentar na vida das crianças, que aprendem, desde cedo, a se alimentarem corretamente, de forma mais saudável.

A matéria de Minas Faz Ciência explica como detectar e combater a obesidade mórbida com dicas de médico especialista no que já é considerada a epidemia do século XXI – a obesidade.

Este ano, o Prêmio de Jornalismo recebeu trabalhos de todas as regiões do país, com publicações regionais e nacionais; jornais e revistas com tiragens importantes. “Nosso objetivo com o Prêmio Abramge de Jornalismo Domingo de Lucca Júnior é estimular a informação de saúde e promover a divulgação de boas reportagens dessa área para todos os públicos”, diz Arlindo de Almeida, presidente da Abramge.

A Comissão Julgadora do prêmio contou, conforme o regulamento, com uma equipe de cinco jurados encarregados de avaliar as matérias dos jornais e revistas inscritos no Prêmio. A comissão foi composta pelas jornalistas Neusa Pinheiro, Sueli Zola, Keli Vasconcelos, Lucita Briza e Silvana Orsini.

Para compor a média final dos trabalhos foram aplicadas notas de zero a dez em cada um dos seguintes quesitos: abordagem do tema; originalidade e ineditismo; estrutura e conteúdo; clareza das análises; consistência das conclusões; confiabilidade das fontes consultadas; alcance social; validade com orientação/esclarecimento para os leitores.

Fabrício Marques, que tem 47 anos e é também editor chefe da revista Minas Faz Ciência, pertencente ao Governo do Estado de Minas Gerais, receberá a premiação em dinheiro, no valor bruto de R$ 10 mil e mais troféu e diploma. O Prêmio será entregue em solenidade da Abramge, no dia 5 de dezembro, em São Paulo.

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock