A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos realizou a 3º edição do Dia da Cidadania SulAmérica na cidade do Rio de Janeiro. O evento, feito em parceria com a Associação de Moradores do Morro da Coroa e com o Instituto Formigar, englobou ações multidisciplinares nas áreas de cidadania, saúde, esporte, cultura, entretenimento e meio ambiente. A iniciativa aconteceu no dia 10 de novembro, na Praça da Rua Agra Filho, no Morro da Coroa, próximo aos bairros do Estácio e Cidade Nova no Rio de Janeiro.
Entre as atividades realizadas no Dia da Cidadania estão o atendimento nutricional, exames de glicose, colesterol, medição de peso e altura, distribuição de kits de saúde bucal, cadastro de currículo, encaminhamento para primeiro emprego, atividades esportivas diversas, corte de cabelo, maquiagem e manicure. O evento contou ainda com orientação sobre a reciclagem de óleo de cozinha, entre outras ações programadas para o dia.
“Esperamos levar para os moradores do Morro da Coroa serviços de saúde, cultura, meio ambiente e orientação profissional, que normalmente não são oferecidos nessa comunidade. Ações como essa, demonstram o potencial do papel de empresas na construção de uma sociedade mais justa e uma melhor qualidade de vida para todos”, comenta a superintendente de Sustentabilidade Empresarial, Adriana Boscov.
Para participar do Dia da Cidadania, a SulAmérica contou com o apoio de diversos parceiros como a Home Doctor, AutoGlass, Metrô Rio, Light, CEDAE, Inthegra e Comitê para Democratização da Informática (CDI), oferecendo diversas atividades e serviços para uma estimativa de mil moradores da comunidade. Para ajudar nas atividades, o evento contou com o apoio de aproximadamente 120 voluntários, funcionários da seguradora e das demais organizações que apoiam a iniciativa.
No mês de outubro, o evento aconteceu em São Paulo, no Instituto Dom Bosco, localizado no Bom Retiro. A ação beneficiou mais de duas mil pessoas e contou com a participação de 122 voluntários, dentre os quais funcionários da companhia, voluntários e funcionários do Instituto Dom Bosco, além da presença de 112 estudantes dos cursos de mecânica, eletrônica e web designer profissionalizantes do Instituto.
A SulAmérica e o Complexo do São Carlos
A escolha do local do evento se deve a política da SulAmérica de trabalhar com ações sociais que beneficiam as comunidades localizadas no entorno das principais unidades da companhia. “No Rio de Janeiro, onde se localiza sua matriz, a seguradora vem atuando no complexo do São Carlos desde 2009. Nos últimos três anos, a empresa promoveu projetos como o de Saúde Bucal, ações de natal e dia das crianças, além de patrocínio de outras ações sociais como gincanas de férias e doação de materiais para organizações locais. Essas iniciativas beneficiaram, ao todo, cerca de 30 associações, creches e ONGs trazendo melhorias para o atendimento aos moradores beneficiados por essas organizações”, explica Boscov.
A companhia investe ainda no Projeto Lideranças Comunitárias SulAmérica, que tem como objetivo formar e reciclar os líderes comunitários do complexo do São Carlos. Em 2011, os participantes tiveram aulas sobre como estruturar e formalizar suas organizações, conhecer e diagnosticar as demandas da comunidade onde atuam e elaborar projetos para captação de recursos. Este ano, o projeto teve a sua segunda edição com um foco na gestão social e promoção da sustentabilidade das ações e iniciativas dessas organizações. Ao todo, cerca de 50 líderes comunitários participaram desta iniciativa.
Outra iniciativa inaugurada no mesmo ano foi o Projeto CDI São Carlos. Desenvolvido em parceria com o Centro de Democratização da Informática (CDI) e o Centro de Atividade Comunitária Esperança do Futuro (CACEF) a ação contribui para a redução das condições de risco social e estimula o desenvolvimento local por meio da inclusão digital e social de pessoas de baixa renda. O projeto tem 128 inscritos.
A companhia disponibiliza e realiza ainda, por meio do Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (PROVE) do Estado do Rio de Janeiro, a coleta e reciclagem de óleo de cozinha. São três pontos de coleta de óleo: na Creche Municipal Sempre Vida Santo Antônio de Pádua, na Sociedade dos Amigos do Morro da Coroa (SAMC) e no Centro de Atividades Comunitárias Esperança do Futuro (CACEF). Cada instituição é responsável pela coleta de óleo e por entrar em contato com a Coopama, cooperativa responsável pela coleta, solicitando a retirada do óleo. Os recursos resultantes da venda desse óleo é transferido pela Coopama diretamente para a organização e revertido em ações que Beneficiam a instituição e os moradores beneficiados.
G.F.
Revista Apólice