O SindsegSC realizou, no dia 19 de novembro, em Florianópolis, a quinta edição do Painel Mudanças Climáticas: causas e efeitos. Tendo como objetivo o debate sobre os efeitos das mudanças climáticas na sociedade, em meios urbanos e rurais, além do setor econômico, o painel levou para a capital catarinense o estudioso sobre o tema, professor, Mestre em Geografia e Doutor em Engenharia Civil, Juarês José Aumond. O professor levou aos presentes todo o seu conhecimento adquirido em anos de estudo e serviços prestados, e enfatizou sua experiência recente com as mudanças climáticas em viagem ao Marrocos e ao Alaska.
O evento teve início às 19h com um cerimonial de abertura, apresentado pela profissional responsável pelas ações sociais e comunitárias do Grupo de trabalho de Florianópolis do SindsegSC, Cássia Lemos, que, durante o cerimonial, lembrou que no mesmo dia era comemorado o Dia da Bandeira e convidou os presentes à ouvirem o hino à Bandeira. Logo após o presidente do SindsegSC, Paulo Lückmann, proferiu seu discurso, enfatizando a importância do debate sobre mudanças climáticas não só no mercado de seguros, mas como em toda a sociedade, e também apresentando dados sobre o setor de seguros durante todo o ano de 2012. “As mudanças climáticas já são fatores presentes em nossas vidas, e o que nos resta atualmente é trabalhar para conhecermos melhor os seus efeitos e como podemos minimizá-los”, alertou o presidente.
Durante o painel o professor Juarês enfatizou a relação histórica das mudanças climáticas, com detalhes sobre a Era do Gelo de milhares de anos atrás, mostrando como o assunto não é tão recente e os avisos da natureza existem há anos. Um dos principais destaques do professor foi os efeitos das mudanças climáticas em Santa Catarina, principalmente com os deslizamentos e enchentes de 2008 e a seca de 2009 no Oeste do estado. O professor analisou os impactos destes desastres na economia – como no setor da agricultura, onde no Brasil deve ser uma das mais afetadas do mundo -, além de diversas outras questões.
O palestrante deixou um recado aos políticos, afirmando que os alertas sobre as mudanças climáticas não são recentes e que esta “vingança da natureza” já está acontecendo e é resultado de anos de agressão do ser humano ao meio ambiente.

“Esta foi a quinta edição do Painel que o SindsegSC realizou. Tendo acompanhado todas, percebo como ainda temos muito a aprender sobre mudanças climáticas. A cada ano novas barreiras deste tema são quebradas, por isso a importância deste debate ser constante, para acompanharmos este processo e não sermos atingidos de surpresa pelos efeitos”, comentou o presidente do SindsegSC, Paulo Lückmann.

G.F.

Revista Apólice

Deixe uma resposta