Ultima atualização 14 de novembro

Mercado carioca de odontologia cresce 177% em menos de seis anos

Os cariocas também têm a segunda maior taxa de cobertura odontológica, com 14,96

Com quase 16 milhões de habitantes, o estado do Rio de Janeiro apresenta um dos maiores crescimentos no setor nacional de assistência odontológica. Em 2006, a região possuía 863 mil beneficiários com algum tipo de cobertura nesse segmento. No último levantamento feito pela Agência Nacional de Saúde suplementar (ANS), em junho de 2012, esse número passou para 2,39 milhões de pessoas, um crescimento superior a 177%. Isso representa 1,52 milhão de novos beneficiários, o segundo maior volume de adesão no país.

Os cariocas também têm a segunda maior taxa de cobertura odontológica, com 14,96%, ficando abaixo apenas dos paulistas, com 16,50%. “Isso se explica porque São Paulo é uma região com vocação mais empresarial e menos turística, como é o caso do Rio de Janeiro. Hoje, o benefício odontológico já é o segundo mais solicitado pelas empresas”, revela o Dr. Geraldo Almeida Lima, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (SINOG).

Mas essa diferença para o estado paulista vem sendo reduzida. Em 2010, a diferença entre a cobertura média em São Paulo e no Rio de Janeiro era de 2,6 pontos percentuais (14,44% e 11,85%) contra apenas 1,6 em junho deste ano (16,50% e 14,90%). A liderança nesse quesito é do Distrito Federal (DF), já que 30,8% dos seus 2,5 milhões de habitantes contam com algum tipo de assistência odontológica.

Essa expansão também pode ser percebida na comparação com as demais regiões do país. Em 2011, o Estado do Rio de Janeiro, com 20,48%, ficou acima da média de crescimento das regiões Sudeste (15,53%); Nordeste (16,73%); Sul (13,64%) e Centro Oeste (13,69%). A única que superou os cariocas foi a região Norte, que apresentou elevação de 25,93%. Entretanto, a região possui 15,8 milhões de habitantes e sua taxa de cobertura ainda é de apenas 4,09%, o que representa pouco mais de 648 mil pessoas.

Um bom exemplo desse crescimento no setor, em especial no Rio de Janeiro, é o INPAO Dental. Somente nos últimos seis meses, a companhia incrementou em pelo menos 7% seu portfólio em quantidade de empresas clientes e de beneficiários. “Temos uma atuação bastante diversificada pelo país, mas o Rio de Janeiro desponta como um dos nossos principais mercados já há alguns anos”, revela Claudio Aboud, diretor de Administração e Finanças.

Este ano a operadora começou a atender a Bayer, multinacional alemã com atuação nos segmentos de Saúde, Ciências Agrícolas e Materiais Inovadores. Presente no Brasil há 116 anos e com cerca de dois mil colaboradores no Rio de Janeiro, a companhia será atendida em dois consultórios “in company”, ambos em Belford Roxo (RJ), e por toda rede credenciada da operadora, composta por mais de 13.500 cirurgiões-dentistas.

Apesar das diversas coberturas oferecidas, a saúde bucal no Brasil ainda é bastante deficitária. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios, promovida pelo IBGE, a população atual estimada do país consiste em 190,7 milhões de pessoas, sendo 98 milhões economicamente ativa. Cerca de 22,5 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista, ou seja, 11,7% da população total. Além disto, 8 milhões com mais de 30 anos já utilizam próteses, apenas 3,8% das crianças com 5 anos estão livres de cáries, 12,8% da população adulta com mais de 35 anos possui mais de 20 dentes, três em cada quatro idosos não possuem nenhum dente, 2,5 milhões de adolescentes nunca foram ao dentista e apenas 6%têm planos odontológicos.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock