17/08/2022

Fundación Mapfre patrocina exposição fotográfica sobre historia do Brasil

A história do Brasil contada por meio de imagens. Este é o ponto de partida da exposição “Um olhar sobre o Brasil. A fotografia na construção da imagem da nação” – projeto inédito patrocinado pela Mapfre Investimentos e que a Fundación Mapfre e o Instituto Tomie Ohtake iniciam no próximo dia 12 de novembro, em São Paulo.

Com curadoria do historiador e fotógrafo Boris Kossoy e curadoria adjunta da historiadora, antropóloga e escritora Lilia Moritz Schwarcz, a mostra reúne mais de 400 imagens de diferentes acervos públicos e coleções privadas, que retratam um período de 170 anos de história do Brasil, entre 1883 e 2003.

A cenografia, assinada por Daniela Thomas e Felipe Tassara, leva os visitantes a percorrer caminhos de luz e sombra, costurando história e iconografia. E, graças à pesquisa empreendida pela equipe de curadoria, cada uma das fotografias apresentadas traz um pequeno texto (micro-história) com informações que vão muito além da tradicional legenda (título, data, autor).

A mostra acompanha o lançamento do livro “Um olhar sobre o Brasil. A fotografia na construção da imagem da nação: 1833-2003” (coordenação: Boris Kossoy e consultoria científica: Lilia Moritz Schwarcz), volume que integra a coleção História do Brasil Nação: 1808-2010 (FUNDACIÓN MAPFRE / Grupo Santillana / Editora Objetiva; direção Lilia Moritz Schwarcz), que integra o projeto pioneiro desenvolvido pela FUNDACIÓN MAPFRE: América Latina na História Contemporânea, desenvolvido em mais nove países (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México, Peru, Portugal e Venezuela).

Curadores
Boris Kossoy é professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) foi diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e do IDART – Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo. Criou dentro da mesma universidade o NEIIM – Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Imagem e Memória. É membro do conselho consultivo da Coleção Pirelli-MASP de Fotografia, entre outras instituições culturais. Trabalhos de sua criação como fotógrafo encontram-se representados nas coleções permanentes do Museum of Modern Art (N.Y), George Eastman House (Rochester, N.Y), Smithsonian Institution (Washington, D.C.), Bibliothèque Nationale de Paris, Museu de Arte de São Paulo, etc. É autor dos livros Viagem pelo Fantástico, Hercule Florence, a Descoberta Isolada da Fotografia no Brasil; Origens e Expansão da Fotografia no Brasil – Século XIX; Fotografia e História; Realidades e Ficções na Trama Fotográfica; Os Tempos da Fotografia: O Efêmero e o Perpétuo, entre outros.

 

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP). Foi Visiting Professor em Oxford, Leiden, Brown, Columbia e, atualmente, é Global Professor pela Universidade de Princeton. É autora, entre outros, de Retrato em branco e negro, O espetáculo das raças, As barbas do Imperador – D. Pedro II, um monarca nos trópicos, Símbolos e rituais da monarquia brasileira e Registros escravos. Coordenou, entre outros, o volume 4 da História da Vida Privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea, com André Botelho Um Enigma sobre o Brasil e coordena, atualmente, a coleção História do Brasil Nação (FUNDACIÓN MAPFRE/Objetiva em seis volumes – Prêmio APCA, 2011).

 

 

Um olhar sobre o Brasil. A fotografia na construção da imagem da nação

Lançamento para convidados: 12 de novembro de 2012, às 20h

Período: de 13 de novembro de 2012 a 27 de janeiro de 2013

De terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

Local: Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros SP

Fone: 11.2245-1900

 

G.F.

Revista Apólice