Ultima atualização 06 de novembro

Fundación Mapfre patrocina exposição fotográfica sobre historia do Brasil

Lançamento acontece no dia 12 de novembro, em São Paulo

A história do Brasil contada por meio de imagens. Este é o ponto de partida da exposição “Um olhar sobre o Brasil. A fotografia na construção da imagem da nação” – projeto inédito patrocinado pela Mapfre Investimentos e que a Fundación Mapfre e o Instituto Tomie Ohtake iniciam no próximo dia 12 de novembro, em São Paulo.

Com curadoria do historiador e fotógrafo Boris Kossoy e curadoria adjunta da historiadora, antropóloga e escritora Lilia Moritz Schwarcz, a mostra reúne mais de 400 imagens de diferentes acervos públicos e coleções privadas, que retratam um período de 170 anos de história do Brasil, entre 1883 e 2003.

A cenografia, assinada por Daniela Thomas e Felipe Tassara, leva os visitantes a percorrer caminhos de luz e sombra, costurando história e iconografia. E, graças à pesquisa empreendida pela equipe de curadoria, cada uma das fotografias apresentadas traz um pequeno texto (micro-história) com informações que vão muito além da tradicional legenda (título, data, autor).

A mostra acompanha o lançamento do livro “Um olhar sobre o Brasil. A fotografia na construção da imagem da nação: 1833-2003” (coordenação: Boris Kossoy e consultoria científica: Lilia Moritz Schwarcz), volume que integra a coleção História do Brasil Nação: 1808-2010 (FUNDACIÓN MAPFRE / Grupo Santillana / Editora Objetiva; direção Lilia Moritz Schwarcz), que integra o projeto pioneiro desenvolvido pela FUNDACIÓN MAPFRE: América Latina na História Contemporânea, desenvolvido em mais nove países (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México, Peru, Portugal e Venezuela).

Curadores
Boris Kossoy é professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) foi diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e do IDART – Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo. Criou dentro da mesma universidade o NEIIM – Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Imagem e Memória. É membro do conselho consultivo da Coleção Pirelli-MASP de Fotografia, entre outras instituições culturais. Trabalhos de sua criação como fotógrafo encontram-se representados nas coleções permanentes do Museum of Modern Art (N.Y), George Eastman House (Rochester, N.Y), Smithsonian Institution (Washington, D.C.), Bibliothèque Nationale de Paris, Museu de Arte de São Paulo, etc. É autor dos livros Viagem pelo Fantástico, Hercule Florence, a Descoberta Isolada da Fotografia no Brasil; Origens e Expansão da Fotografia no Brasil – Século XIX; Fotografia e História; Realidades e Ficções na Trama Fotográfica; Os Tempos da Fotografia: O Efêmero e o Perpétuo, entre outros.

 

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP). Foi Visiting Professor em Oxford, Leiden, Brown, Columbia e, atualmente, é Global Professor pela Universidade de Princeton. É autora, entre outros, de Retrato em branco e negro, O espetáculo das raças, As barbas do Imperador – D. Pedro II, um monarca nos trópicos, Símbolos e rituais da monarquia brasileira e Registros escravos. Coordenou, entre outros, o volume 4 da História da Vida Privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea, com André Botelho Um Enigma sobre o Brasil e coordena, atualmente, a coleção História do Brasil Nação (FUNDACIÓN MAPFRE/Objetiva em seis volumes – Prêmio APCA, 2011).

 

 

Um olhar sobre o Brasil. A fotografia na construção da imagem da nação

Lançamento para convidados: 12 de novembro de 2012, às 20h

Período: de 13 de novembro de 2012 a 27 de janeiro de 2013

De terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

Local: Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros SP

Fone: 11.2245-1900

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock