Ultima atualização 22 de novembro

Festival de cinema da Fundácion Mapfre conta com presença de Werner Herzog

Evento acontece até o dia 25/11, no Centro Cultural Banco do Brasil

Começou ontem (21), no Rio de Janeiro, o Festival Internacional de Cinema 4+1, evento idealizado pela Fundación Mapfre que acontece, ao mesmo tempo, em cinco grandes capitais mundiais e que neste ano tem como sede a cidade carioca.
Em sua terceira edição, e já com uma tradição de trazer filmes renomados, o FC4+1 contará, durante os dias de apresentação, com os últimos longas de diretores consagrados, como Abel Ferrara, Frederick Wiseman, Ross McElwee, Marie Losier e Mohammad Rasoulof, películas que serão reunidas na seção oficial e que concorrerão ao prêmio máximo do evento.
Os trabalhos no Rio de Janeiro tiveram início com The Wild Blue Yonder (2005 – uma crônica sobre um grupo de astronautas que permanecem num limbo espacial, impedidos de regressar a um inabitado planeta Terra), do cineasta alemão e convidado de honra, Werner Herzog. O filme vencedor da Palma de Ouro, Amour, abrirá o Festival em Madri, enquanto Nosferatu, o Vampiro da Noite, também de Herzog, dará início às atividades em Bogotá. Bonjour Tristesse, de Otto Preminger, será o ponto de partida em Buenos Aires, na Argentina, e Born to be bad, de Nicholas Ray, iniciará o circuito no México.

Assim como na edição anterior, o festival renovará seu compromisso com a difusão do cinema pela Internet e, além de exibir sua programação simultaneamente em salas de Bogotá, Buenos Aires, Madrid, Cidade do México e Rio de Janeiro, disponibilizará também on line, por meio de uma parceria com a Filmin (portal de cinema on line –VOD- pioneiro na Espanha), sua abertura durante dez dias, nestes cinco países onde o evento é celebrado. Dessa forma, além das salas de cinema, a programação também poderá ser vista em streaming, com qualidade HD em computadores, celulares e tablets, atingindo um público maior.
Dentre os longas que irão estruturar o festival nesta edição de 2012 estão 4:44 Last day on Earth: (Abel Ferrara, 2011), Crazy Horse: (Frederick Wiseman, 2011), BellFlower: (Evan Glodell, 2011), The Ballad of Genesis and Lady Jaye: (Marie Losier, 2011), La Demora: (Rodrigo Plá, 2012), Verano: (José Luis Torres Leiva, 2011), Goodbye: (Mohammad Rasoulof, 2011), Land of Oblivion: (Michale Boganim, 2011), Les Éclats – Ma Gueule, Ma Revolte, Mon Nom-, (Sylvain George, 2011), Nana: (Valerie Massadian, 2011), Photographic Memory: (Ross McElwee, 2011), LA FOLIE ALMAYER: (Chantal Akerman, 2011), LIFE WITHOUT PRINCIPLE: (Johnnie To, 2011) e TERRI: (Azazel Jacobs, 2011).

Para a diretora da delegação da Fundación MAPFRE no Brasil, Fátima Lima, “sediar o evento evidência a solidificação da arte cinematográfica em nosso país”. Para Fátima, “essa terceira edição mostra que o Festival tem crescido significativamente, atingindo um processo único de consolidação que o torna, de fato, o ‘Festival dos festivais’”.
Serviço
FC4+1 – Festival de Cinema 4+1
Realização: FUNDACIÓN MAPFRE
Cerimônia oficial de abertura: dia 21 de novembro, às 20h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua 1º de março, 66 – Centro.
Exibições: de 21 a 25 de novembro
Entrada Gratuita
O Festival de Cinema 4+1 acontecerá entre os dias 21 e 25 de novembro. Entre outros títulos, a abertura oficial incluirá filmes como o drama La Folie Almayer (2011), da veterana diretora belga Chantal Akerman; o Thriller Life Without Principle (2011), do bélico cineasta de Hong Kong Johnnie To; e o drama com quadrinhos Terri (2011), do americano Azazel Jacobs, considerado pela conceituada publicação “Cinema Scope” como um dos 50 melhores cineastas com menos de 50 anos de idade.
O público dos cinco países envolvidos decidirá, por votação, qual será o filme vencedor do Prêmio do Público 4+1, que receberá € 20 mil e um troféu criado pelo artista Alfredo García Revuelta.
Para informações adicionais, sinopses dos filmes e edições anteriores, acesse: http://www.festival4mas1.com/pt/ .

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO