Ultima atualização 14 de novembro

Árvore de Natal da Bradesco Seguros tem como tema as quatro estações do ano

Espetáculo de inauguração será em 1º de dezembro, a partir das 20 horas, no Parque do Cantagalo, na Lagoa Rodrigo de Freitas

A Árvore de Natal da Bradesco Seguros chega à 17ª edição consecutiva em 2012 e convida para uma viagem pelas quatro estações do ano. Com o objetivo de celebrar a magia e o romantismo típicos dos festejos natalinos, apresenta como tema “Todos os Natais do mundo”. O espetáculo de inauguração será realizado em 1º de dezembro (sábado), a partir das 20h, no Parque do Cantagalo, na Lagoa. O evento será transmitido em tempo real pelo site arvorenatalbradescoseguros.com.br

A Árvore de Natal da Bradesco Seguros é certificada pelo Guinness Book of Records como a maior árvore de Natal flutuante do mundo. Com patrocínio exclusivo da Bradesco Seguros desde a sua primeira edição, em 1996, conta com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

“É um imenso prazer entregar à população um símbolo de Natal que conquistou o País e já se tornou uma referência natalina internacional. Nosso maior objetivo é, a cada ano, transmitir uma mensagem de Natal mais bonita e encantadora”, afirma Alexandre Nogueira, Diretor do Grupo Bradesco Seguros.

 

A CENOGRAFIA

A harmonia e o encanto do Natal estarão mais uma vez presentes na cenografia inédita da 17ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros, que promete levar seus espectadores a uma viagem pelas quatro estações do ano.

Os jogos de luzes começarão no Outono. Uma base de lâmpadas em tons de verde, com detalhes de galhos de árvores, simulará a queda das folhas, comum a essa estação do ano. Em seguida, a Árvore ganhará uma tonalidade totalmente branca, representando o Natal nos países que comemoram a data no Inverno. Nesse momento, um efeito simulará a neve caindo, com um incrível jogo de luzes.

A Primavera chegará por luzes amarelas, ganhando flores coloridas, em efeito 3D, como se fosse mesmo um jardim brotando. No Verão, época em que nós, brasileiros, celebramos a data, a Árvore ganhará tons de amarelo com brilho solar. Bolas coloridas de diversos tamanhos darão vida à decoração natalina, quando a maior árvore de Natal flutuante do mundo ganha, pela primeira vez, uma base iluminada, representando uma toalha de mesa rendada como apoio.

 

A Bradesco Seguros apresentará uma proposta inusitada para o concerto de abertura de 2012. Com entrada gratuita, o espetáculo será uma livre adaptação de “O Mágico de Oz”, um clássico infanto-juvenil que se transformou em superprodução musical. O evento contará com a presença da atriz e cantora Malu Rodrigues e do ator Luiz Carlos Miele, como “Dorothy” e o “Mágico de Oz”, que serão os mestres de cerimônia da noite.

Para Alexandre Nogueira, será um espetáculo para todos os públicos. “A Bradesco Seguros, como uma das maiores patrocinadoras de musicais de teatro no Brasil, vai trazer ao palco os personagens de ‘O Mágico de Oz’ para levar o público a um passeio por ‘Todos os Natais do mundo’. Dorothy e o Mágico ‘viajarão de balão’ e, em cada país que os personagens visitarem, nós teremos, aqui no Brasil, uma apresentação de música com os nossos cantores convidados. Queremos que o público nos acompanhe nessa ‘viagem’ tão especial”, destaca o diretor do Grupo Bradesco Seguros.

Os atores Malu Rodrigues e Miele apresentarão o tema “Todos os Natais do mundo”, passeando, por meio de uma mistura de realidade e inserções virtuais, pelas cidades de Jerusalém, Roma, Moscou, Nova Iorque, Londres, encerrando na cidade do Rio de Janeiro com o acendimento da 17ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros.

No concerto, temas natalinos serão interpretados pelo Coral da Fundação Bradesco, pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa – sob a regência do Maestro Vantoil de Souza Júnior – e pelos cantores Emílio Santiago e Simone. Para completar o espetáculo, uma suíte do balé “Quebra Nozes” com pas de deux dos bailarinos Larissa Fernanda e Luiz Santiago, da Escola de Ballet Dalal Achcar, será apresentada.

O Coral da Fundação Bradesco, sob a regência da maestrina Sonia Di Morais e do maestro André Cabral, encantará mais uma vez os presentes, com as vozes de 50 alunos – integrantes das escolas da Fundação Bradesco de Osasco, na Grande São Paulo, e do

Uma tradicional queima de fogos, sincronizada com efeitos especiais de som e luzes, antecederá o completo acendimento da 17ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros, prometendo encantar o público. A direção geral do espetáculo é de Maurício Tavares.

Um carrilhão eletrônico – importado da Itália – semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, reproduzirá eletronicamente os sons das badaladas de sinos originais, com alta fidelidade e nitidez.

Esse sistema permitirá a execução de músicas em dias e horários programados, sem nenhuma intervenção manual, além de garantir que as canções sejam ouvidas em todo o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Na programação está prevista a execução de composições natalinas e da música-tema da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, composta pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.

Para aqueles que quiserem acompanhar o espetáculo de inauguração, além do palco, o evento contará com três telões espalhados em pontos estratégicos da Lagoa – Parque dos Patins, Parque do Cantagalo e Parque dos Skates -, que transmitirão o evento com a riqueza de detalhes e em tempo real.

 

ESTRUTURA

Cada edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros envolve várias etapas –  entre elas, a concepção, a montagem, a manutenção, o espetáculo e a desmontagem. Cada etapa exige uma equipe diferente e as equipes normalmente trabalham em paralelo. Ao todo, estão envolvidas cerca de 1.200 pessoas, entre produtores, engenheiros, técnicos e artistas.

A megaestrutura da Árvore começou a ser montada em 15 de setembro, com a chegada dos flutuadores de metal naval à SAOA (Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas), às margens da Lagoa. Foi necessária uma operação com 11 carretas, um guindaste de 120 toneladas e uma equipe de operadores de trânsito, para acompanhar todo o percurso, de Jacarepaguá até a SAOA.

Com 85 metros de altura, o equivalente a um edifício de 28 andares, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros pesará 542 toneladas. Essa estrutura está sendo montada sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 flutuadores – que pesam entre 12 e 16 toneladas – interligados por vigas.

Para iluminar a maior árvore de Natal flutuante do mundo estão sendo instalados 3,1 milhões de microlâmpadas, 120 mil metros de mangueiras luminosas e 100 refletores de led RGBW, além de seis geradores embarcados, sendo quatro para a iluminação básica da Árvore e os outros para serviço e sinalização noturna.

O evento de inauguração da 17ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros será transmitido, em tempo real, pelo site arvorenatalbradescoseguros.com.br  – disponível em português, inglês e espanhol.

As ações da 17ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros nas redes sociais levarão informação, entretenimento e proporcionarão muita interatividade aos usuários de forma acessível, utilizando os canais onde o público se encontra. Dispositivos móveis, aplicativos, ações e concursos culturais no Facebook, Twitter, Instagram e Foursquare são algumas das novidades da 17ª edição da maior árvore de Natal flutuante do mundo.

Entre as ações digitais, destaca-se o vídeo colaborativo, no qual cada pessoa pode participar enviando uma parte da trajetória lúdica de uma estrela até o topo da Árvore de Natal da Bradesco Seguros. O tradicional concurso cultural também será realizado por meio do site, que trará, ainda, cartões virtuais da Árvore, linha do tempo, vídeos e animações via YouTube.

O aplicativo para mobile Bradesco Seguros Cultural, desenvolvido para rodar em IOS e Android, apresentará conteúdo e dicas referentes a todas ações e acontecimentos da edição 2012 da Árvore, disponíveis em todos os canais.

A 17ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros estará presente nos seguintes canais:

arvorenatalbradescoseguros.com.br

 

Facebook/ArvoreBradescoSeguros

 

Twitter @arvoredenatalbs

 

Instagram Arvoredenatalbs

 

Foursquare Árvore de Natal da Bradesco Seguros

Youtube/BradescoSegurosSA

 

ÁRVORE EM NÚMEROS – 2012

TEMA
TODOS OS NATAIS DO MUNDO

ALTURA
85 metros, equivalente à de um edifício de 28 andares

PESO
542 toneladas

BASE
810m2, composta por 11 flutuadores de 12m de comprimento, 2,80m de largura e 2,40m de altura cada um, interligados por vigas que formam uma base de 27m x 30m, para apoio da Árvore. O peso de cada flutuador varia entre 12 e 16 toneladas.

MICROLÂMPADAS
3,1 milhões

ESTRUTURA TUBULAR
22 km

EFEITOS

120 mil metros de mangueiras luminosas reproduzirão a cenografia

2100 estrobos produzirão efeitos de estrelas

100 refletores de led RGBW

GERADORES
6 geradores embarcados, sendo 4 de 500 kVA para a iluminação básica da Árvore, 01 de 100 kVA para serviço e 01 de 30 kVA para sinalização noturna

PESSOAS ENVOLVIDAS
Em todas as etapas (montagem, manutenção, espetáculos e desmontagem), estão envolvidas cerca de 1.200 pessoas, entre produtores, engenheiros, técnicos, artistas etc

CARRILHÃO ELETRÔNICO

O equipamento reproduzirá eletronicamente os sons das badaladas de sinos originais, com alta fidelidade e mais nitidez, iguais aos dos sinos verdadeiros. O carrilhão executará a programação em dias e horários definidos, sem intervenção manual.

 

FICHA TÉCNICA

Patrocinador: Bradesco Seguros

Criação: Roberto Medina

Cenografia: Abel Gomes, Diretor Geral da P&G Cenografia

Produção: Nelson Drucker, Diretor Geral da BackStage

Iluminação: Valmor Neves (Bolinho)

Supervisão: Dream Factory / Grupo Artplan

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO