Ultima atualização 19 de outubro

Presidente da Chubb fala sobre a economia nacional e o crescimento da Classe C

Tema foi debatido ontem (18) durante Almoço do Mercado Segurador

Em palestra realizada ontem (18) em Porto Alegre, o presidente e CEO da Chubb Seguros, Acacio Queiroz, apresentou um panorama das tendências e oportunidades no Brasil, durante o Almoço do Mercado Segurador. Fez um relato inicial sobre a economia mundial, destacando que o Brasil vem acompanhando as tendências dos demais países. Disse que o país está entre as oito potências que deverão acrescentar 27 trilhões de dólares ao PIB mundial até 2020. Essa projeção se deve, sobretudo, a ascensão da classe C e D, que em 2014 deverá atingir a marca de 115 mil pessoas no Brasil. Apesar do forte consumo e demanda, o país se mantém fraco em investimentos, o que atrasa o desenvolvimento. Citou como fatores que diminuem a competitividade o baixo desempenho em educação, ocupando o 57º lugar em matemática, 53º em ciências e também em leitura. Destacou a falta de investimentos em telecomunicações, o peso dos impostos, a precariedade na saúde, morosidade administrativa, como o tempo que se leva para abrir uma empresa, entre outros exemplos.

Apesar do cenário, disse que o país está em crescimento, mas apontou os números do setor de seguros com reserva. “O mercado de seguros no ano passado cresceu 12%, enquanto a previdência cresceu 38% e a capitalização 19%”, lembrou. Para ele, o crescimento dos seguros é significativo, mas existe muito espaço para trabalhar. Ele também defendeu a abertura para investidores externos, já que segundo uma pesquisa da Ernest & Young o país está na segunda colocação na lista de melhores países para receber investimentos internacionais, atrás apenas da China. O motivo é a alta demanda.

Para o setor de seguros, Acácio Queiroz disse que as companhias estão empenhadas em reduzir custos administrativos, frente à política econômica de diminuição das taxas de juros. Criticou a falta de reconhecimento ao setor, uma vez que é o responsável pela formação de reservas técnicas, na ordem de R$ 380 bilhões, até junho desse ano.

“Somos os maiores poupadores nacionais e não somos reconhecidos”, reclamou. O Brasil já é um mercado maduro, concluiu, onde o principal desafio é o aquecimento global e as megatendências estão na tecnologia, valores sociais e éticos, demografia (crescimento de pessoas com mais idade no mercado de trabalho) e o meio ambiente.

Homenagem ao Notável Miguel Junqueira Pereira

O ex-presidente do Sindicato das Seguradoras no RS, Miguel Junqueira Pereira, foi homenageado ontem (18), durante o Almoço do Mercado Segurador, realizado em Porto Alegre. Com forte atuação na entidade, onde por 25 anos foi presidente, além da reconhecida participação no cenário segurador nacional, ele recebeu do presidente Julio Cesar Rosa, um diploma de Notável do Seguro. Ao agradecer, Junqueira destacou com emoção: “Eu conquistei vocês e vocês me conquistaram”. O ato foi acompanhado dos demais diretores do Sindseg-RS, que estavam presentes ao evento.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO