Ultima atualização 31 de outubro

Evento debate sobre setor de saúde frente às determinações da ANS

Promovido pela Abramge/ RS, encontro acontece no dia 2/11, em Canela (RS)

Coordenados pela Abramge/ RS – Associação de Medicina de Grupo do RS, representantes das operadoras de saúde do Brasil se reúnem, no Hotel Continental, em Canela, no próximo dia 2 de novembro, para discutir problemas da área.

Entre as discussões, está a análise da sustentabilidade de medicina suplementar visto que, a cada resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, os custos das operadoras aumentam sem a contrapartida financeira. Cerca de 48 milhões de brasileiros dependem dos planos de saúde, usufruindo de 154 milhões de consultas e 6,5 milhões de internações hospitalares ano. Enfrentando dificuldades para o equilíbrio financeiro, as empresas questionam se o Governo teria condições de atender a esses brasileiros que dependem de convênio e que geram, anualmente, gastos em torno de 100 bilhões de reais. As empresas gaúchas de medicina de grupo lembram que recebem uma taxa média, por conveniado, de R$ 96,00 por mês para atendimento 24 horas durante 30 dias com rol que vai de um simples hemograma a uma internação com colocação de prótese.

Segundo a Abramge, normas, exigências e regulamentações da ANS vêm aumentando os custos operacional e administrativo porque as medicinas de grupo pagam todos os tributos sem nenhum incentivo. Nos últimos 10 anos, fecharam ou foram incorporadas a outras maiores 1.100 operadoras de saúde. E, atualmente, mais de 300 estão sob intervenção da ANS, o que pode levar ao fechamento.

De 2003 a 2011, as operadoras arcaram com despesas elevadas para garantir tanto material médico hospitalar como equipamentos de alta tecnologia. O aumento nos itens de cobertura de doenças também provocou queixas do setor, onde a maioria amarga prejuízos e teme a falência.

Além de debater o mercado frente às continuadas determinações da ANS, a concorrência e o cenário atual da saúde; os participantes vão abordar a melhoria no atendimento aos usuários de planos.

Dr. Francisco Antonio Santa Helena – Presidente da Abramge/RS, será o anfitrião do encontro que conta a presença dos presidentes e delegados das demais regionais e afiliadas da Abramge, do Sinamge – Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo e do Sinog – Sistema de Odontologia de Grupo (SP, PR/SC e Nordeste). Também confirmaram comparecimento, os presidentes das cooperativas médicas, auto-gestão, seguradoras e executivos hospitalares.

 

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock