Ultima atualização 23 de outubro

Busca por previdência complementar para funcionários aumenta 20%, aponta Brasilprev

Segundo estudo da companhia, 65% dos participantes são de empresas de grande porte e 35% de médio porte, segundo classificação do Banco do Brasil

Com o cenário positivo retratado por baixas taxas de desemprego e pelo aquecimento da economia brasileira, empresas de todos os portes têm se deparado com um desafio: atrair e reter talentos. E, neste contexto, os benefícios oferecidos pelas organizações são os grandes diferenciais para profissionais se estabilizarem nas companhias.

Dentre os principais benefícios, o plano de previdência complementar se destaca. A Brasilprev Seguros e Previdência realizou, a partir de sua base de clientes, um estudo que revela o perfil dos planos empresariais, com base no período de julho de 2011 a julho de 2012. Neste intervalo, a empresa apresentou um aumento de 20% de crescimento no número de planos pessoa jurídica. O crescimento também se deu na arrecadação do segmento, que aumentou 34% neste período.

O estudo da Brasilprev mostrou que 65% dos participantes são de empresas de grande porte e 35%, de médio porte, segundo classificação do Banco do Brasil. “Estes percentuais refletem a busca das médias empresas pelo aprimoramento de seus planos de benefícios, tendo em vista a competitividade do mercado”, comenta o superintendente comercial da Brasilprev, Mauro Guadagnoli. Dos 194 mil planos para pessoa jurídica registrados em julho deste ano, 90% são instituídos, ou seja, aqueles em que a empresa e o funcionário realizam a contribuição, e os 10% restantes são averbados, ou seja, aqueles nos quais apenas o funcionário contribui. O tíquete médio das duas categorias manteve-se estável, ficando em torno dos R$ 380. Analisando os planos instituídos, no quesito modalidade, o Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) mantêm-se como preferência, concentrando 72% do total, enquanto o Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL) representam 19%. Os 9% restantes são do plano “Tradicional”, que não é mais comercializado.

O estudo dos planos instituídos também apontou que a maioria dos clientes (86%) é jovem, pois tem até 50 anos de idade, e preferem o modelo de Tributação Progressiva (81%). Quanto à distribuição regional, 61% dos planos pessoa jurídica da Brasilprev encontram-se na Região Sudeste, 25% na Região Sul, seguidos pela Nordeste (9%), Centro-Oeste (3%) e Norte (2%).

Mauro Guadagnoli ressalta que o cenário econômico está favorável à expansão dos planos empresariais. “Oferecer um plano de previdência complementar é um grande diferencial para as empresas, inclusive as que hoje apresentam dificuldade em reter e atrair talentos, devido ao aquecimento do mercado. Os planos empresariais consistem em um investimento na empresa e no funcionário, pois, ao manter os profissionais mais qualificados nos seus quadros, as companhias podem ter melhor produtividade e maior estabilidade de seus empregados. E estes têm na previdência privada um importante meio de acumular recursos para a realização de projetos no longo prazo após o período laboral”, diz.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO