Ultima atualização 07 de janeiro

Brasilcap adota solução de computação em nuvem da HP

Empresa passa a utilizar a HP CloudSystem Matrix

A Brasilcap passa a utilizar a solução completa HP CloudSystem Matrix. A empresa migrou quase toda sua infraestrutura de TI para a solução de computação em nuvem convergente da HP. O processo de modernização, que teve início em 2005 e conta com várias etapas de modernização, já trouxe melhorias de negócios para empresa e agilidade, além de padronizar todo ambiente de TI.

Para gerenciar este universo, a companhia depende de uma estrutura de TI robusta, flexível e confiável. Para isso, buscou na HP uma solução para gerenciar sua infraestrutura, passando a utilizar o HP CloudSystem Matrix na implementação do sistema de gestão SAP All in One.

De acordo com Felipe Ávila Carneiro, gerente de TI da Brasilcap, o processo de reestruturação iniciou em 2005, é um processo contínuo, com duração de três anos em cada etapa. A criação de uma nuvem privada para hospedagem do sistema de missão crítica foi o ponto principal do projeto. Quando iniciaram as mudanças, houve a necessidade de trocar toda a estrutura de TI da empresa. Com a parceria da HP, vieram as primeiras quebras de paradigma. “Apostamos na tecnologia blade e mudamos a forma de contratação, passando a operar no modelo de leasing”, lembra Ávila.

A parceria determinava prazos para a atualização da infraestrutura, garantindo sua atualização constante. Houve atualização do parque de software e a criação, em 2007, de um site de contingência. “A nossa infraestrutura de TI estava finalmente pronta, mas percebemos que estávamos atualizando um terço de nosso parque de hardware a cada ano e isso com uma equipe reduzida”, explica. Foi neste momento que a empresa decidiu avaliar a criação de uma nuvem privada.

Antonio Couto, estrategista de cloud computing da HP Brasil, lembra que durante a reformulação da área de TI realizada em 2010, a Brasilcap identificou que precisava de ainda mais agilidade para atender as áreas de negócio. “Apresentamos a solução HP CloudSystem Matrix, que permitiria a eles criar uma nuvem privada. A Brasilcap começou a utilizar a solução e, antes do término do ano calendário, entrou em contato conosco para falar sobre a expansão do ambiente”, diz Couto.

Segundo Ávila, da Brasilcap, no momento em que a empresa avaliava a nuvem, a companhia decidiu implementar o SAP All in One e, mais que isso, que a migração deveria ocorrer em quatro meses. “Já tínhamos a nuvem. Utilizando as informações vindas da SAP, a HP fez o ‘sizing’ de 33 servidores para o projeto. Com a nuvem, fizemos tudo em apenas seis servidores”, revela, lembrando que a utilização da metodologia Asap Focus e a estrutura em nuvem foram fundamentais para o cumprimento do prazo.

A instalação da nuvem trouxe melhorias para os negócios e gerenciamento para a Brasilcap.  Antes da implementação, em caso de alguma falha de hardware, era necessário aguardar a troca da peça e isso demorava no mínimo 6 horas. Enquanto isso o serviço continuaria parado. Com o projeto instalado, transferir todo o sistema para outro hardware e realizar a manutenção, ocorrem de maneira independente, uma vez que serviço já está funcionando em outro hardware. Além de padronização dos modelos de servidores em pequeno, médio e grande. Desta maneira, é possível utilizar procedimentos de forma recorrente, atualizar e gerenciar a configuração da infraestrutura de maneira mais ágil e abrangente.

 

Com a implementação do projeto, a Brasilcap consolidou quase 200 máquinas virtuais em apenas quatro servidores, conseguindo ter visibilidade da utilização dos recursos e assim realizando ajustes contínuos a fim de melhor desempenho e utilização dos recursos de hardware de cada máquina. A maior dificuldade para a migração foi convencer as diversas áreas da empresa que a estrutura em nuvem privada era ideal e a melhor opção para o projeto e suas características. “Tivemos de estudar muito a tecnologia em parceria com a HP. Fizemos isso em conjunto porque apostamos em uma tecnologia nova no Brasil”, ressalta o gerente de TI da Brasilcap.

Após a consolidação da nova infraestrutura, as resistências caíram por terra. Anteriomente, a equipe de TI levava duas semanas para instalar um servidor Windows e quatro semanas para servidores Unix, atualmente, a entrega é feita em 20 minutos e 40 minutos respectivamente. “Nossa área foi premiada internamente pela rapidez com que o projeto foi concluído e o investimento feito no projeto SAP foi menor do que o previsto”, completa Ávila, que também recebeu da HP um prêmio durante o CIAB pelo inovador projeto no setor financeiro.

No projeto SAP, se a Brasilcap não houvesse optado por um ambiente na nuvem, seria necessário um prazo de 45 dias para receber novos equipamentos físicos mais o tempo de configuração e instalação inicial das máquinas, o que impactaria diretamente o negócio, além com a implantação da cloud privada, a empresa economizou R$1,4 milhões em infraestrutura do projeto SAP.

Agora todo o ambiente de TI da Brasilcap está padronizado e, além do SAP, a nuvem privada hospeda o ambiente de aplicações internas inclusive as de missão crítica.  “O próximo passo é a criação de um ambiente de contingência também em uma estrutura em nuvem. As duas vão se comunicar”, revela o executivo.

Vencidos os desafios e implementada a solução, a área de TI da Brasilcap hoje colhe os benefícios da aposta. Do lado de gerenciamento de TI, a área consegue migrar máquinas mais rapidamente, fazer planos de migração de forma automatizada e mapear os servidores, identificando se são físicos ou virtuais. Do lado do negócio, a área hoje consegue tarifar cada serviço de TI, identificando o quanto cada departamento consome de tecnologia. “Isso é importante, porque consigo mostrar ao negócio quanto do meu orçamento é gasto com projetos de outras áreas”, ressalta Ávila.

 

Revista Apólice notícias sobre capitalização no Brasil.

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock