Ultima atualização 19 de setembro

Sigilo médico em seguros

*Por Dr. Christian Ellert

Há séculos a Humanidade tem demonstrado preocupação em preservar a vida humana em todos seus aspectos. “A vida de cada indivíduo é um bem sagrado sobre o qual nenhum grupo ou indivíduo pode exercer autoridade ilimitada” (Fragmento das Doze Tábuas da Lei Talmúdica). Em nossa Constituição Federal, o art. 5º, determina que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra, e a imagem das pessoas, assegurando o direito à indenização pelo dano material ou dano moral decorrente de sua violação”.

Na atividade securitária, o trânsito de documentos médicos (prontuários, exames, relatórios, etc.) pelas diversas áreas administrativas das Seguradoras periodicamente é alvo de questionamentos dos médicos assistentes e/ou prestadores de serviço em decorrência das dúvidas existentes quanto à licitude do acesso de pessoal não-médico às informações médicas sigilosas referentes à vida e intimidade dos segurados.

A Resolução CFM nº 1.931, de 17 de setembro de 2009, em vigor a partir de 13/04/2010 (“Novo Código de Ética Médica”), no Capítulo X – Documentos Médicos, determina que (Art. 85) “é vedado ao médico permitir o manuseio e o conhecimento dos prontuários por pessoas não obrigadas ao sigilo profissional quando sob sua responsabilidade”.

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina-CFM emitiu parecer acerca de dúvida semelhante, no âmbito da Previdência Social (PROCESSO-CONSULTA CFM Nº 6032/09 –PARECER CFM Nº 05/2010. INTERESSADO: Comissão de Ética Médica / Gex Campo Grande / MS – INSS. ASSUNTO: Acesso de não médicos aos prontuários médicos contidos no banco de dados eletrônico do INSS – Sistema de Administração de Benefícios por Incapacidade – SABI. RELATOR: Cons. Renato Moreira Fonseca).

O Parecer definiu que “um prontuário médico, em qualquer meio de armazenamento, transforma-se em patrimônio físico e real que a instituição onde o cidadão foi assistido – quer seja uma unidade de saúde ou um consultório com propósitos terapêuticos e, ou médico-legal, resta obrigada a preservar e responder pela guarda do documento. Todavia cabe destacar que os dados ali contidos pertencem ao paciente ou ao segurado, sendo-lhes assegurado o segredo sobre o seu conteúdo, conforme as determinações contidas na carta magna e nos códigos civil e penal” e que “a proteção do direito à privacidade e confidencialidade dos dados íntimos do segurado, obtidos durante a realização de um ato médico-pericial, é dever ético do médico e da instituição”.

Semelhantemente ao que ocorre, por exemplo, em Hospitais, é impossível, também no âmbito securitário, evitar o acesso de pessoal não-médico (administrativo) à documentação médica e é importante destacar que o CFM determina a proibição do manuseio e o conhecimento por “pessoas não obrigadas ao sigilo profissional”.

Desta forma, a recomendação é que toda Seguradora, Corretora de Seguros e prestadores de serviços envolvidos no fluxo de documentos médicos, quando da admissão do funcionário, estabeleça o compromisso formal (documentado, datado e assinado) deste com a confidencialidade e sigilo sobre todas as informações e documentos recebidos em razão do cargo exercido. Desta forma, estas pessoas estarão formalmente obrigadas ao sigilo profissional, de modo que a infração do Art. 85 da Resolução CFM nº 1.931 não será caracterizada, desfavorecendo assim, eventuais questionamentos ético-profissionais da instituição e também a ocorrência de ações de cobrança de indenização por dano moral.

Dr. Christian Ellert é Médico de Seguro, Consultor Médico e Perito Judicial

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO