Ultima atualização 06 de setembro

Mercado ratifica apoio ao Protocolo Verde

Seminário Princípios da Sustentabilidade em Seguros mostra cenários e ações do mercado para cumprir itens de acordo

As lideranças das quatro federações que compõem a CNSeg se reuniram no Rio de Janeiro para assinar um aditivo ao Protocolo Verde, documento precursor dos Princípios de Sustentabilidade em Seguros e que deve nortear as ações em torno do tema nos próximos anos.

Na abertura, o presidente da CNSeg, Jorge Hilário Gouveia, reiterou o dever das seguradoras de encarar o papel de indutor de boas práticas de sustentabilidade, incentivando também o consumo consciente de seguros pelos novos consumidores do setor. “Sustentabilidade não é só plantar uma árvore. Temos que considerar as boas práticas e unir forças para tornar o setor uma referência de atitudes sustentáveis”, declarou em seu discurso.

Ele acrescentou que 28 empresas de seguros já possuem um departamento especializado em sustentabilidade. O presidente da Fenseg, Jayme Garfinkel, mostrou uma visão mais fatalista. “Nossa preocupação não é com o que é necessário, mas sim com o urgente”, disse o executivo. O presidente da Fenasaúde, Marcio Coriolano, ressaltou a importância da discussão da sustentabilidade em três dimensões: ambiente; coleta de resíduos médico-hospitalares; e longevidade.

Ainda  durante a abertura, a diretora executiva da CNSeg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, destacou que o desenvolvimento do trabalho vai mostrar que o tema da sustentabilidade ainda carece de soluções. Para o presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro, Luiz Tavares, o mercado de seguros foi um dos primeiros a assinar o Protocolo Verde, atendendo a um chamado do então Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. “O mercado prontamente abraçou a ideia e hoje se prepara para assinar um aditivo”.

O ex-Ministro e atual Secretário do Ambiente do Rio de Janeiro afirmou que este é o momento de assumir responsabilidades. “O setor de seguros não polui e ainda vive de prevenção. Por isso, aceitei uma sugestão do meu pai, que atuou 40 anos no mercado de seguros, e procurei o setor. Fizemos várias lei, como a repressão aos ferro-velhos, trocando o eixo da bandidagem pelo eixo da reciclagem”, exemplificou Minc, sobre as medidas tomadas no Estado do Rio de Janeiro.

Segundo ele, o objetivo agora é fazer cumprir-se o protocolo anterior. Mais difícil do que fazer a lei, é cumpri-la. Por isso, ele acredita que os melhores fiscais serão as pessoas e empresas conscientes das práticas sustentáveis. “O setor de seguros tem ainda a vantagem de fiscalizar obras para subscrever os riscos. Com isso, consegue identificar e barrar as empresas que não estejam de acordo com a legislação vigente ou que não utilizem tecnologias sustentáveis”, exemplificou.

Sustentabilidade em saúde

O conceito da sustentabilidade é multifacetado, mas trata de como garantir que o uso de recursos no tempo presente possa não comprometer o uso de recursos para as gerações futuras. Ele fornece uma base para discussões, desenvolvimento e expansão do gerenciamento de riscos e das soluções inovadoras em seguros para garantir recursos para as próximas gerações.

Na saúde suplementar é bastante complexo, porque é um setor que possui vários agentes e é preciso entender a relação de valor entre os atores. Hoje, o Brasil possui 65,1 milhões de beneficiários em planos de saúde e odontológico. Com uma sinistralidade média na casa dos 80% e com custos que sobem por conta da longevidade – estima-se em 43% até 2040 -, é um setor que carece de mais atenção.

O diretor adjunto de normas e habilitação de operadoras da ANS, Leandro Fonseca, lembrou que como não há limitação financeira, a extensão do sinistro pode se prolongar, o que prejudica o equilíbrio financeiro. “A cada dois anos o rol de procedimentos é revisado, com o ingresso de novas tecnologias que podem agravar a sinistralidade do setor. Além disso, existem normas que limitam a possibilidade de precificação ajustada ao risco, visando garantir o acesso/cobertura de pessoas de alto risco. É o mutualismo com solidariedade multigeracional”.

O coodenador geral de pesquisa e desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e alerta de Desastres, Javier Romasella, disse que o Brasil ainda engatinha no controle de desastres naturais, como inundações. “O custo para reconstrução após inundações subiu muito, e hoje está na casa de US$ 1,5 bilhão”, ressaltou.

A sustentabilidade também pode ser vista como uma oportunidade, porque o mercado demanda e precisa de produtos diferenciados em relação a atitudes sustentáveis, lembrou Maria Eugenia Buosi, consultora e especialista em Finanças Sustentáveis.

As seguradoras, Mongeral, SulAmérica, Grupo BB Mapfre, Itaú e Bradesco apresentaram as ações que já foram tomadas, seja em termos de produtos quanto de gestão de negócios, tendo em vista a sustentabilidade.

Cumprindo o objetivo de passar da teoria para a prática, foram formados Grupos de Trabalho que apresentaram medidas concretas que podem fazer avançar o conceito de sustentabilidade dentro das empresas seguradoras que participam da CNSeg.

Aditivo ao Protocolo Verde

CLÁUSULA TERCEIRA – Fica criada Comissão Especial a ser composta por representantes do Ministério do Meio Ambiente, da CNseg, do Sindseg-RJ/ES, da Superintendência de Seguros Privados – Susep, do Ministério da Fazenda e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de:

1.1.1         Acompanhar periodicamente a consecução dos princípios constantes do Protocolo de Intenções; e

1.1.2         Apresentar sugestões para a elaboração de planos e programas imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável do setor segurador.

1.2  As partes que compõem a Comissão Especial indicarão os seus representantes, por correio eletrônico, para os signatários do presente Termo.

1.3  Caberá à Comissão Especial estabelecer as regras de seu funcionamento e a periodicidade de suas reuniões.

1.4  Compete à Comissão Especial conduzir ações para o desenvolvimento de indicadores de acompanhamento do desempenho do setor segurador em relação aos compromissos firmados neste Protocolo de Intenções.

1.5  Compete à Comissão Especial solicitar que o setor de seguros, na figura das organizações signatárias, apresentem anualmente relatório contendo os avanços obtidos em referências à temática da sustentabilidade, nos termos deste Protocolo de Intenções.

Kelly Lubiato, do Rio de Janeiro

Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock