Ultima atualização 05 de setembro

Fitch vai monitorar efeito da atuação da Segurobrás sobre o setor

A recente aprovação pelo presidente da República, Dilma Rousseff, da criação da Agência Brasileira de Gestão de Fundos e Garantias SA (ABGF), apelidada pelo mercado de Segurobrás, pode representar riscos para o setor de seguros, afirma relatório da Fitch divulgado hoje. Segundo a análise, caso a nova seguradora venha a conduzir a distorções na concorrência de preços e práticas de subscrição em determinados segmentos. “Embora o governo tenha anunciado que ABGF vai atuar apenas sobre os riscos e segmentos onde há pouca ou nenhuma capacidade, vai levar algum tempo para se ter mais clareza no escopo da AGBF. Estaremos acompanhado de perto a evolução desse risco e as suas potenciais conseqüências nas empresas e no setor”, afirma o estudo.

A análise do setor de seguros divulgada pela Fitch abrange o primeiro semestre de 2012. Para a agecia, apesar da retração da atividade econômica, os prêmios de seguros e contribuições para previdência cresceram mais rápido do que as expectativas. De acordo com dados publicados pela Susep, os prêmios de seguros e contribuições (excluindo os prêmios de seguros de saúde) totalizou R$ 74,1 bilhões, com avanço de 21%.

Segundo o estudo, o crescimento foi impulsionado principalmente pelo produto líder de seguro de vida no país, Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL, um fundo de previdência privada para os indivíduos que normalmente é comparado com o americano 401k. Os prêmios de VGBL cresceram 38,1%, refletindo a demanda alta para este produto que representa cerca de um terço de todos os prêmios e contribuições. A Fitch acredita que o crescimento permanecerá sólido, dado os programas de estímulo do governo e da recuperação esperada no crescimento econômico nos próximos períodos.

Na opinião da agência, o forte crescimento é explicado por uma série de fatores. Em primeiro lugar, apesar da rápida expansão observada nos últimos anos, a penetração de produtos de seguros e previdência ainda continua muito baixa no Brasil (cerca de 3,5% do PIB em 2011). Baixa penetração, combinada com indicadores macroeconômicos relativamente estáveis, bem como taxas baixa de desemprego estimulam a demanda por produtos de longo prazo no país.

Segundo a Fitch, em um ambiente de taxas de juros em queda e, conseqüentemente, diminuição dos rendimentos financeiros nos últimos trimestres, as companhias de seguros passaram a priorizar a subscrição técnica, deixando de lado a concorrência por preço, abrindo caminho para o crescimento saudável.

Para a agência, os índices de sinistralidade foram mantidos no primeiro semestre, com algumas exceções. O segmento de automóveis foi um dos que registrou aumento nas taxas de sinistralidade, para 67,3% (65,9% e 63,9%, em 2011 e 2010, respectivamente). O aumento é explicado pela maior freqüência de roubos e alta da inflação para peças do veículo.

Outros segmentos em rápida expansão foram os que beneficiaram de incentivos governamentais e as mudanças nos padrões de consumo individuais, tais como: riscos especiais, principalmente os relacionados com a indústria do petróleo (39,2%); vida individual (32,4%); rural riscos (32%); capitalização; e riscos residenciais (31%), que é um segmento que está altamente correlacionada com as tendências de empréstimos hipotecários e, portanto, que se beneficiou do programa do governo de estímulo econômico.

O segmento de seguros de automóveis também retomou o crescimento, com expansão de 12,4% no comparativo anual (6,5% em 2011). Este resultado, principalmente, gerado pelo aumento de preços, compensou as vendas de carros, que evoluiram num ritmo menor. .Segundo a Fitch, é importante notar que o segmento de seguros de automóveis é bastante saturado e, portanto, é altamente correlacionado com as vendas de veículos novos no país. “O incentivo fiscal do IPI, introduzido pelo governo em maio de 2012 e prorrogado até novembro de 2012, deverá afetar positivamente as vendas de veículos e deve beneficiar o segmento de seguro de automóvel.

Um dos segmentos que registrou uma surpresa queda nos prêmios em comparação com o ano passado foi o segmento de garantia, onde os prêmios caíram 8,4% no comparativo anual. O desempenho decepcionante pode ser culpa do excesso de capacidade, derrubando as taxas, e atrasos em projetos importantes. “Tendo em conta que este segmento é altamente correlacionada com os projetos de investimento público de infra-estrutura, a segunda metade do ano deve ver um crescimento muito mais rápido dado o programa de investimentos anunciado recentemente pelo governo em projetos de infra-estrutura de R$ 133 bilhões e com a eliminação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 7,38% para as apólices de garantia.

Perspectiva da Fitch para o setor de seguros permanece estável. A agência acredita que os fundamentos do setor de crédito são suportados pelo potencial sólida para o crescimento, a rentabilidade razoável, a capitalização suficiente, e o ambiente regulatório prudente garantem a constituição de reserva adequada e alocação de investimentos relativamente conservador. Por outro lado, embora a Fitch acredita que a tendência de alta nos índices de perda em determinados segmentos vai ser contida através de preços mais eficazes e mais foco no controle de custos, a tendência positiva precisa ser monitorada, especialmente considerando a queda observada e esperada na receita financeira.

O ambiente de taxa de juros mais baixa deve continuar a induzir a busca mais intensa por eficiência de custos. Além disso, esse cenário de taxas baixas também pode levar à Susep a autorizar que as empresas de seguros possam investir em uma ampla gama de títulos, abrindo o caminho para ganhar rendimentos mais elevados. No geral, a Fitch espera uma ligeira queda, mas não significativa, na rentabilidade do setor, que tem se caracterizado por um retorno médio de 3% sobre os ativos (ROA) nos últimos três anos (2,7% em 2011).

Denise Bueno/Sonho Seguro

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock