Ultima atualização 12 de setembro

Executiva esclarece dúvidas sobre o Seguro Garantia de Entrega de Obra CBIC

Apólice garante a entrega do empreendimento no prazo previsto em contrato

O Seguro Garantia de Entrega de Obra da CBIC vem mudando o mercado de imóveis adquiridos na planta, pois garante a entrega do empreendimento no prazo previsto em contrato. Porém, em razão de seu lançamento ser recente, algumas pessoas ainda têm dúvidas com relação a pormenores da apólice.

Por isso, a coordenadora do Convênio Seguros CBIC, Rossana Costa, concedeu uma entrevista para esclarecer as principais questões referentes ao Seguro. Confira:

 

O que é Seguro Garantia de Entrega de Obra CBIC?

É uma apólice de seguros, que visa garantir a entrega das unidades imobiliárias aos adquirentes, no prazo pactuado no contrato de compra e venda. O objetivo maior desse seguro é tranquilizar o adquirente quanto à aquisição do seu imóvel no tempo previsto.
Quem se beneficia com ele?

Todos os envolvidos na construção imobiliária. O adquirente final, o permutante, que seria o dono de um terrendo dado em permuta a unidades construídas, os agentes financeiros da construção, que por ventura venham a financiar a obra. Todos os envolvidos para a que a obra aconteça e que contribuem para isso, seja com a compra do imóvel, seja com empréstimos, estão beneficiados pela compra da apólice.
Quem pode adquirir a apólice?

Os incorporadores imobiliários que aderirem ao Patrimônio de Afetação. É muito importante a adesão à lei, para que se possa adquirir o Seguro Garantia de Entrega de Obra CBIC.

 

Quais são os critérios para adquiri-lo?

O incorporador preenche em nosso site uma ficha de cadastro do próprio incorporador e do seu empreendimento, anexa documentos pertinentes a ambos e isso vai ser avaliado pela companhia seguradora para a concessão do seguro.
Como funciona sua aquisição para imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida?

O produto atende tanto o mercado imobiliário quanto o Programa Minha Casa, Minha Vida, que é para fim social. É o mesmo produto, tem as mesmas funcionabilidades, tem as mesmas exigências – Patrimônio de Afetação, cadastro do tomador, cadastro do empreendimento. A única difenrença entre o mercado imobiliário e o Programa Minha Casa, Minha Vida é que para o Programa nós temos uma taxa diferenciada, muito abaixo da taxa praticada no mercado, que é de 0,20% ao ano sobre o custo da obra. É uma taxa com algum subsídio de resseguro.
Quais são as diferenças do Seguro Garantia de Entrega de Obra CBIC com relação a outros semelhantes no mercado?

Os seguros existentes hoje no mercado imobiliário, buscam garantir financeiramente a realização de um empreendimento. Se não houver a concretização do empreendimento, há uma espécie de ressarcimento para que se troque o incorporador ou algo assim. A nossa apólice não funciona desta forma, ela garante a efetiva entrega no prazo. Ou seja, o adquirente que possuir o Seguro Garantia de Etrega de Obra CBIC, terá a convicção de que a obra será concluída dentro do prazo acordado.
Quem são os responsáveis pelo desenvolvimento do Seguro Garantia de Entrega de Obra CBIC?

O Seguro foi desenvolvido no âmbito do núcleo de Convênio de Seguros da CBIC. Ao longo de quase 12 anos, a Câmara Brasileira, coletou dados, informações e conceitos do mercado segurador e de incorporação e desenvolveu o produto para disponibilizar ao mercado brasileiro.
Quem, efetivamente, vai pagar pela apólice?

O custo deste seguro é diluído no custo da obra, a exemplo de qualquer outro custo. Certamente ele será compensado pelos custos de mídia, de propaganda, de folders e de desenvolvimento de marketing, uma vez que ele, diretamente, impacta na velocidade de vendas. É mais uma ferramenta de marketing para o incorporador. Então esse custo não pesa para o consumidor, ele é diluído no custo da obra.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO