Ultima atualização 28 de setembro

Estudo aponta a importância de um mercado de capitais para o risco de longevidade

O relatório da Swiss Re explora as dúvidas de investidores, fundos de pensão, seguradoras e órgãos reguladores

Um mercado de capitais líquido em risco de longevidade pode garantir o financiamento de longo prazo do prolongamento da vida das pessoas, diz a nova publicação da Swiss Re ‘A mature market: Building a capital market for longevity risk’. O relatório aborda muitas das dúvidas de investidores, órgãos reguladores e fundos de pensão para saber se um mercado de capitais para a longevidade é viável e como esse mercado funcionaria.

A expectativa de vida está aumentando em todo o mundo.  À medida que as pessoas vivem mais, garantir que elas possam se aposentar com segurança financeira suficiente para aproveitar os anos futuros é um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade. Resseguradoras e seguradoras estão exercendo uma função de liderança para fundos de pensão e indivíduos, ajudando-os a enfrentar o risco com produtos como seguros de longevidade (às vezes denominados swaps de longevidade) e annuities. Porém, estimativas recentes sugerem que o esquema de fundo de pensão médio é subfinanciado em 24% e os ativos de benefícios definidos expostos a risco de longevidade totalizam mais de USD 20 trilhões globalmente. Isso significa que há uma necessidade crescente de formas de aumentar a capacidade do setor de seguros e garantir um sistema de financiamento sustentável para o prolongamento da vida.

“Um mercado de capitais para risco de longevidade será vital para o setor de seguros no longo prazo”, explica Alison Martin, diretor de resseguros de vida e saúde na Swiss Re. “Como a escala do risco é muito grande, é improvável que a capacidade atenda a demanda futura para produtos de longevidade sem um mercado de capitais.”

O relatório da Swiss Re explora as dúvidas de investidores, fundos de pensão, seguradoras e órgãos reguladores. Quem participaria de um mercado de capitais de longevidade? Como o mercado seria lucrativo para os investidores? Qual seria a função do risco de longevidade na carteira do investidor? Qual é a função dos elaboradores de políticas e governos nesse mercado? Os fundos de pensão acessariam o mercado diretamente?

Um mercado maduro aproveita as lições aprendidas com mercados de capitais estabelecidos, como o mercado de inflação no Reino Unido e os mercados de valores mobiliários vinculados a seguros, assim como transações anteriores de capitais para longevidade bem-sucedidas. Esses exemplos fornecem informações sobre as oportunidades e armadilhas para desenvolver a confiança dos investidores em um possível mercado de longevidade.

O estudo também contém entrevistas com investidores em potencial, que têm opiniões diferentes sobre o grau de viabilidade de um mercado de longevidade. Suas preocupações incluem considerações gerais sobre preços, a função dos órgãos reguladores e das agências de classificação e o nível de educação do mercado.

Martin conclui: “Um mercado líquido constituiria parte de uma solução geral. Vamos trabalhar com outras partes interessadas da sociedade para criar um sistema que seja sustentável durante toda a vida das pessoas.”

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock