Ultima atualização 11 de setembro

Dekra oferece serviço que avalia desgaste e valor real de veículos

Vistoria de avaliação é realizada para locadoras, frotistas, financeiras e seguradoras

 

A Dekra desenvolveu um produto pensando na avaliação do desgaste e das avarias dos veículos. A vistoria de avaliação é um serviço que revela o estado real do bem, ao classificar o total de danos que o veículo sofreu durante o período de locação ou utilização, bem como o custo dos reparos necessários.

O serviço se encaixa em diferentes mercados: das cerca de 3 mil avaliações mensais, 1.500 são demandas do mercado de locadoras e frotistas e a outra metade é dividida entre instituições financeiras, concessionárias, leilões, empresas de consórcio e leasing e seguradoras.

“Para aferir os danos de um veículo, são aplicadas regras de depreciação, de acordo com o ano, o modelo e a região de circulação, conjuntamente com a precificação das peças avariadas, o que permite estipular seu real valor”, diz Leonardo Ianegitz, gerente de operações da Dekra.

Aplicações

De acordo com o especialista, bancos e instituições financeiras precisam saber com exatidão e agilidade os desgastes e os danos sofridos ao retomar um automóvel, pois somente assim conseguirão medir o valor de mercado e dar o melhor direcionamento ao bem. “Da mesma forma, ao adquirir um carro leiloado é imprescindível se certificar da sua condição e conservação para se ter certeza de que o investimento vale a pena”, prossegue.

No caso das locadoras e frotistas, a vistoria pode ser aplicada em duas situações distintas. Quando a empresa resgata a frota de veículos que estava alugada, principalmente em contratos de longa duração, precisa estimar as possíveis avarias que os bens sofreram, já que os gastos com reparo geralmente são de responsabilidade do contratante. “A vistoria de avaliação permite o cumprimento justo do acordo entre as partes”, ressalta Ianegitz.

Além disso, a maior parte das empresas deste segmento vende sua frota após alguns anos de uso, momento em que também deve ter certeza do seu valor de mercado. “Para repassar o automóvel a pessoas físicas ou para outras empresas, a venda deve levar em conta seu preço real, considerando todos os desgastes”, acrescenta.

A vistoria de avaliação existe há 8 anos e representa 10% do faturamento da Dekra. “A Dekra oferece um instrumento vantajoso para as empresas, primeiramente porque é muito mais barato terceirizar o serviço do que montar uma estrutura interna, com equipe especializada. Em segundo lugar, a vistoria é realizada por uma terceira parte, imparcial na decisão. Por fim, a rede de atendimento da multinacional alcança mais de 85% do território brasileiro, seguindo a mesma qualidade e padrão em todas as regiões”, conclui.

J.N.

Revista Apólice

Dekra oferece serviço que avalia desgaste e valor real de veículos

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO